Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Manaus Airport completa três anos de concessão

Aeroporto registrou aumento expressivo no número de voos internacionais e domésticos


A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, que integra a rede VINCI Airports, celebra, no mês de outubro, três anos à frente do Manaus Airport, um período marcado pela ampliação significativa da malha aérea no Amazonas. Desde sua chegada à região Norte, a VINCI Airports tem se destacado como uma catalisadora de novos voos, trabalhando em parceria com entidades estaduais, municipais e companhias aéreas, com o objetivo de impulsionar o turismo e a economia local. Como resultado, o Estado registrou um crescimento expressivo na frequência de voos, especialmente para destinos internacionais.

manaus-airport-1-1

Foto: Divulgação

Entre os destinos domésticos em destaque estão São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Nos voos internacionais, os mais procurados foram Estados Unidos e Colômbia. Manaus também oferece voos regulares para a Flórida, Venezuela e Panamá, e em novembro, terá voos diretos para Portugal com a TAP. A Copa Airlines aumentará a frequência dos voos para o Panamá a partir de janeiro.

O volume de passageiros cresceu substancialmente, com destaque para o Aeroporto de Tefé, que registrou um aumento de 126%, e Tabatinga, que apresentou um crescimento de 18% em 2024. No Aeroporto de Manaus, entre janeiro e setembro, o fluxo de passageiros chegou a 2,1 milhões, representando um aumento de 5,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Além de impulsionar a conectividade aérea, a concessionária realizou investimentos expressivos na modernização dos aeroportos. Com um total de R$ 1,4 bilhão investidos, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia promoveu obras de infraestrutura não apenas no Manaus Airport, mas também em Tefé, Tabatinga e em outras unidades da Região Norte, como Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Essas obras incluíram a remodelagem das áreas de embarque e desembarque, modernização das esteiras de bagagem e melhorias nos sistemas de refrigeração e iluminação, bem como a reestruturação do fluxo de embarque internacional.

Considerando seu compromisso de responsabilidade ambiental, a VINCI Airports prioriza a sustentabilidade em suas intervenções. No Manaus Airport, foi estruturado o Complexo de Sustentabilidade. Tabatinga e Tefé adotaram um sistema de balizamento noturno com energia solar, consolidando o uso de soluções sustentáveis, que, além de aumentar a segurança, reduzem o consumo de energia.

Paralelamente aos investimentos em infraestrutura, a concessionária manteve um forte compromisso com o desenvolvimento social, oferecendo cursos de qualificação em informática para jovens indígenas Ticuna em parceria com o Governo do Estado, visando ampliar oportunidades educacionais e de emprego.

manaus_airport_161024-71

Foto: Divulgação

Diretor-Presidente da VINCI Airports no Brasil, Julio Ribas, ressalta.

“Nesse início de concessão, nos concentramos em ajustar e melhorar toda a infraestrutura do aeroporto para garantir que as operações ocorram de forma eficiente, segura e sustentável, além de proporcionar um ambiente mais funcional e confortável para os passageiros. Em paralelo, seguimos com o nosso propósito de agir, no que for possível, para ampliar a malha aérea, conectando cada vez mais a região. Celebramos esses três primeiros anos com resultados importantes”.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =