Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Evento aborda acolhimento familiar em crianças e adolescentes com direitos violados

O encontro ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping


O Encontro Amazonense de Acolhimento Familiar ocorrerá de 11 a 13 de novembro, em Manaus (AM), e é uma oportunidade de aprimoramento técnico, atualização de conhecimentos e práticas relacionadas ao acolhimento familiar. Os temas que serão abordados fazem parte do projeto nacional “Família Acolhedora”, que garante um lar temporário e em família para crianças e adolescentes em situação de risco social (seja por negligência, abandono ou abusos).

As atividades acontecerão das 9h às 16h, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. As inscrições para participar do evento são limitadas por meio do site Sympla: www.sympla.com.br/evento/encontro-amazonense-de-acolhimento-familiar/2189803.

O evento é direcionado para redes de proteção da infância no Amazonas, instituições que tenham interesse em implantar o serviço de acolhimento familiar ou profissionais e graduandos nas áreas correlatas a direitos humanos, e assistência social. O programa “Família Acolhedora” proporciona lares provisórios para crianças e adolescentes afastados do seu convívio familiar original, por diferentes tipos de violência ou violações de direitos, e mediante determinação da Justiça. O acolhimento familiar está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), desde 2009, como preferencial ao acolhimento institucional.

A preletora do evento será a advogada Neusa Cerutti, especialista em Direito da Criança e do Adolescente, e mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Após coordenar o acolhimento familiar da cidade de Cascavel (PR) por 11 anos, ela atualmente realiza capacitação em estados e municípios de todo o Brasil e é considerada uma referência no assunto. Neusa também é autora do livro “Acolhimento familiar: uma alternativa para a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes”.

No dia 11 de novembro, o tema abordado no evento será “Capacitação para rede socioassistencial e rede intersetorial para o acolhimento em Família Acolhedora”. Já no dia 12 de novembro, o evento segue com a “Capacitação para equipe técnica e coordenadores que executará o serviço de acolhimento em Família Acolhedora”. No último dia, 13 de novembro, o encontro abordará “Busca ativa e capacitação de famílias acolhedoras”. “Nós esperamos nesse encontro todos os profissionais envolvidos com acolhimento de criança e adolescente, sejam institucionais, juízes, promotores de infância e famílias da sociedade civil interessadas em conhecer mais sobre o ‘Família Acolhedora’. Venha, junte -se a nós e esperamos por vocês com grande satisfação”, convida a preletora.

Magaly Araújo, psicóloga e presidente do Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) e diretora executiva do Lar Batista Janell Doyle, reforça o convite para todos os interessados em aprender mais sobre o tema e somar com o movimento. “Neusa Cerutti é uma autoridade no assunto e será uma honra recebê-la. Sem dúvida, o Encontro será uma oportunidade ímpar de se conectar com profissionais e famílias dedicadas a proporcionar um lar seguro e amoroso para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Todos os profissionais, estudantes, famílias interessadas, são nossos convidados”, pontua. O Encontro Amazonense de Acolhimento Familiar é uma realização da Estação Social, com apoio do Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) e do Lar Batista Janell Doyle.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 3 =