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Educação Escolar Indígena retoma atividades com ensino híbrido e calendário diferenciados

Secretaria de Educação conta, atualmente, com 31 escolas indígenas e 486 salas anexas espalhadas pelo estado


A Educação Escolar Indígena (EEI) da rede pública estadual passou por um momento atípico em 2020. Por conta da pandemia de Covid-19, a modalidade de ensino teve suas atividades suspensas durante todo o ano. Diferentemente do que houve em Manaus e no interior, onde foram adotados os ensinos remoto e, posteriormente, híbrido, os estudantes que frequentavam as 31 escolas indígenas e 486 salas anexas espalhadas pelo estado precisaram “renunciar” aos estudos.

Agora, um ano após essa suspensão, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, munida da experiência adquirida pelo ano escolar de 2020, retomou as aulas presenciais da modalidade, também de forma híbrida. Porém, ao invés de terem como aliados os smartphones, computadores e outros aparatos tecnológicos, os alunos da EEI contam com o revezamento de atividades presenciais e estudos dirigidos, onde são orientados pelos professores a dar continuidade aos conteúdos e pesquisas diretamente do conforto e segurança de suas casas.

(Foto: Divulgação/Seduc-AM (obs.: imagens registradas antes da pandemia))

(Foto: Divulgação/Seduc-AM (obs.: imagens registradas antes da pandemia))

Além disso, para repor o período de paralisação das aulas, a secretaria, por meio do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe), redesenhou o calendário escolar da EEI para que o mesmo contemplasse, somente neste ano, os anos letivos de 2020 e 2021. Para isso, a pasta realizou, no último dia 15 de março, a primeira de duas edições da “Jornada Pedagógica Indígena”, voltada a coordenadores, gestores, professores e pedagogos da modalidade, de todo o Amazonas.

O evento, uma espécie de formação e preparação da equipe escolar para as atividades letivas, aconteceu de maneira on-line e teve como tema “Outros olhares e novos caminhos: repensando práticas educativas da Educação Escolar Indígena no cenário atual”. A segunda edição da Jornada está prevista para acontecer no próximo semestre.

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