Com a proposta de impulsionar a economia no Amazonas, até o dia 31 de dezembro, a Criativa Hub oferece gratuidade na plataforma on-line para artesãos que trabalham com produtos voltados para sustentabilidade, saúde, bem-estar, cultura pop, moda, acessórios, móveis e decoração. Contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, o modelo de negócio que conecta oferta e demanda não vai cobrar taxa em participação no site colaborativo.
Segundo o coordenador Eduardo Marques, o setor de Economia Criativa foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, conforme dados do Ministério da Economia, o que tornou necessário criar novas oportunidades para os empreendedores. Ele explica que a Criativa Hub nasceu como uma experiência de espaço colaborativo digital onde artesãos podem expor produtos e realizar a venda diretamente na internet.

(Foto: Divulgação)
“Vamos oferecer a plataforma com 100% de gratuidade em dezembro porque entendemos que o período do Natal é estratégico para os negócios se erguerem após esse ano cheio de desafios”, afirma Marques. “O único requisito para participar é que os produtos sejam produção própria e não apenas uma simples revenda”.
Os interessados, conforme o coordenador, devem acessar e fazer o cadastro em “Quero Vender e Fazer Parte da Comunidade”. Ele destaca que, para atender a demanda neste período, a Criativa Hub conta com reforço na equipe.
“Montamos um time para ajudar os empreendedores com os cadastros, uma vez que outro desafio enfrentado por eles era o uso de ferramentas digitais, além de orientar sobre melhorias e dúvidas”, comenta Marques. “Neste mês também realizamos ações promocionais, como a Feira Criativa. Tivemos a oportunidade de alcançar mais de 5.400 pessoas por meio de live e mil interações no Facebook, o nosso site bateu recorde, chegando a quase 600 acessos e ainda pudemos falar de manifestação de cultura e diversidade”.