Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

12ª Feira de Ciências da rede municipal de Educação

O evento teve como tema "A popularização da ciência: um diálogo participativo com a comunidade manauara"


Para fomentar o desenvolvimento do conhecimento científico nas escolas municipais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou nesta quinta-feira (21), a 12ª edição da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental (FMCTEA), que este ano tem como tema “A popularização da ciência: um diálogo participativo com a comunidade manauara”. O evento aconteceu no auditório da secretaria, na avenida Mário Ypiranga, Parque Dez de Novembro, zona Sul da capital.

semed-3-2

Foto: Mário Oliveira/Semed

O edital da 12ª Feira de Ciências está disponível para que todas as unidades da rede municipal de ensino das zonas Urbanas e Rurais (rodoviárias e ribeirinhas) participem, assim como as modalidades de ensino, desde a educação infantil, fase creche e pré-escola, ensino fundamental (1º ao 9º ano), Educação Especial, Indígena e de Jovens e Adultos (EJA), que podem participar por meio de elaboração de projetos de pesquisa científica.

Durante a cerimônia de lançamento, a secretária municipal de educação, professora Dulce Almeida, destacou a importância que a Feira de Ciências tem para o fomento da ciência e pesquisa em toda rede municipal de ensino

“Essa Feira de Ciências é importante para fomentar a pesquisa e as ciências nas escolas entre os nossos professores e alunos. Além disso, é interessante potencializar as diferenças e habilidades que temos na rede municipal de ensino”, frisou Dulce Almeida.

Durante todos esses anos, professores, estudantes, escolas e comunidade em geral desenvolvem projetos de pesquisas científicas a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e democrática, por meio da ciência, tecnologia e educação ambiental.

“Com o lançamento deste edital, damos start para as Feira de Ciências da rede oficialmente. E com este edital os professores vão ficar sabendo das regras, das normas que eles têm que cumprir para que os projetos deles possam galgar passos maiores e chegar até a nossa Feira municipal. Isso também é uma forma de incentivar a produção científica dos professores e dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino. Ou seja, essa Feira de Ciências é uma iniciação científica na verdade, que começa a partir do lançamento deste edital”, explicou o gerente da Gerência de Tecnologia (GTE) da Semed, Austonio dos Santos.

semed-2-2

Foto: Mário Oliveira/ Semed

Organização

A Feira acontece em três etapas: a primeira é na escola, onde os classificados passam para a segunda etapa, que é da Divisão Distrital Zonal (DDZ), após o resultado os classificados passam para a terceira e última etapa, que é a Municipal, onde acontece a apresentação de 70 projetos na Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati).

Segundo Débora Barbosa, professora de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Escola Arte Cultura, a forma que a Semed realiza as Feiras de Ciências é interessante, por além de sistematizar o fomento da ciência em toda rede de ensino elas ajudam abrir novas possibilidades para os estudantes do município de Manaus.

“Quando sistematiza isso, você amplia o leque deles, e aí eles entendem, de fato, que o conhecimento científico não está lá dentro da sala de aula, é fora da sala de aula também, que o conhecimento ele vai parar além daquele quadrado. E eles podem ter contatos também com outros tipos de escola, como ano passado, os meus alunos viram que existia escola indígena, projetos interessantes e inovadores desenvolvidos por outras escolas. Então essa Feira de Ciências abre diversas possibilidades para os estudantes da rede”, destacou Débora.

Os participantes devem desenvolver projetos seguindo os temas de abrangência, que são: Ciência, Tecnologia e Educação Ambiental e seguir as linhas de pesquisas com Cidade Inteligente; Comunidade Sustentável e Escola Pesquisadora.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =