Manaus,
×
Manaus,

Cinema

Filmes com animais

Produções recentes colocam em primeiro plano o amor incondicional entre donos e seus pets


Filmes que retratam a relação entre humanos e animais costumam a ser a fórmula perfeita para arrancar risos e lágrimas do público. Foi assim com Marley e Eu (2008), Sempre ao Seu Lado (2009), Mato Sem Cachorro (2013) e agora com duas produções nacionais recentes: Caramelo (2025), disponível na Netflix e Caju, Meu Amigo (2026) em cartaz na Globoplay.

img_20260122_090225

Imagens: Caramelo (2025), Netflix/Caju, Meu Amigo (2026), Globoplay

Caramelo, dirigido por Diego Freitas, conta a história de Pedro, um chef de cozinha, interpretado por Rafa Vitti, que recebe um diagnóstico que o faz repensar toda sua vida e prioridades. Ele encontra apoio em um cãozinho de rua (Amendoim), o popular “caramelo”, apelido carinhoso desses doguinhos sem dono. A relação entre os dois cresce aos poucos e vira o coração do filme, em uma jornada de afeto e transformação que aposta sem pudor na emoção e acerta ao tratar o vínculo entre homem e animal com leveza e sinceridade.

Já Caju, Meu Amigo, telefilme dirigido por Bruno Carboni, segue a mesma trilha da superação e do amor incondicional, mas parte de um contexto real: as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, deixando milhares de pessoas desabrigadas e muitos animais separados de seus donos. Na história, Rafaela (Vitória Strada) adota um cachorro após a tragédia, mas logo descobre que o animal pertence a Nice (Liane Venturella). Decidida a fazer o que considera certo, ela vai atrás da antiga dona, mas o cachorro foge, forçando as duas mulheres a se unirem em uma busca que acaba criando um laço inesperado entre elas.

Tanto ‘Caramelo’ quanto ‘Caju, Meu Amigo’ mostram que histórias sobre cães e seus donos vão muito além do apelo fácil ao choro. São filmes que falam de empatia, cuidado e reconstrução, lembrando que, em meio ao caos ou às crises pessoais, às vezes é justamente um encontro improvável que devolve sentido às coisas simples da vida.


haroldomourao.substack.com

@tudosobreroteiro

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 9 =