Manaus,
×
Manaus,

Notícias

Terremoto no Chile

Autoridades suspendem alerta de tsunami e ordem de evacuação em região da costa sul


As autoridades chilenas suspenderam o alerta de tsunami e a ordem de evacuação para a costa da região de Magallanes, no extremo sul do país, nesta sexta-feira (2), após um terremoto de magnitude 7,5 no mar.

2025-05-02t143303z-689846752-rc2m9eajftzf-rtrmadp-3-chile-quake

Foto: Rodrigo Maturana/Reuters

O tremor também foi sentido no sul da Argentina, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor foi registrado às 8h58 (horário local), a 218 km ao sul de Puerto Williams, cidade da região de Magallanes. O fenômeno foi registrado no mar, a 10 km de profundidade.

O tremor aconteceu na região da passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica. O Cabo Horn é o ponto mais extremo ao sul do continente americano.

Mais cedo, um alerta vermelho de tsunami foi declarado pelo Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, o Senapred do Chile.

O Senapred pediu que a região costeira de Magallanes, no extremo-sul do país, e a praia do território antártico fosse esvaziada por uma ameaça de tsunami.

Na Argentina, autoridades da província Tierra del Fuego (sul) também determinaram evacuação “de forma preventiva” do pequeno vilarejo de Puerto Almanza.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =