Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Unidade de saúde atenderá 22,3 mil moradores na zona Sul de Manaus

A nova unidade de saúde dispõe de 59 ambientes, distribuídos em dois pisos


O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quinta-feira (8), a Unidade de Saúde da Família (USF) Benedito Batista de Almeida, localizada na rua Waldemar Baía, bairro São Francisco. A estrutura, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai contribuir para elevar a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) no bairro da zona Sul, que reúne mais de 22,3 mil moradores, fortalecendo a infraestrutura da rede básica.

53517122730_4a795959a8_c

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

Essa é a terceira unidade, de porte 4, inteiramente construída na atual gestão, resultado do trabalho que é reconhecido nacionalmente, com a cidade sendo a capital do Norte do país que mais investe em saúde. O nome da USF homenageia o pai do prefeito David Almeida, ex-líder comunitário, ex-gestor da feira municipal do bairro e que também foi servidor do município.

“Manaus é a cidade que mais investe em saúde e que também paga um dos melhores salários aos seus servidores. Estamos no caminho certo. Melhora da questão salarial, estrutural, para que a gente possa ofertar melhores serviços públicos. É por isso que Manaus, por sete vezes consecutiva, está em primeiro lugar no Previne, que é o índice do Ministério da Saúde que atesta a qualidade dos serviços em saúde básica”, destacou o prefeito.

A nova unidade de saúde dispõe de 59 ambientes, distribuídos em dois pisos e equipados para atendimentos de saúde, proporcionando conforto, segurança e acessibilidade a usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram investidos R$ 6,1 milhões na obra, construída na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).

“Na entrega dessa unidade, assim como de todas as outras que já foram e as que serão entregues, a gente consegue ampliar a cobertura da Atenção Primária no município, cumprindo os princípios doutrinários do SUS, que é a universalidade, a equidade e a integralidade do cuidado. A gente fica muito feliz em cuidar da população”, disse o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.

Cobertura

A USF tem capacidade para realizar mais de 15 mil procedimentos por mês, dentro de uma carteira de serviços que abrange consultas médicas em clínica geral, de enfermagem e odontológicas, exames laboratoriais, ultrassonografia, exame preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, além de dispensação de medicamentos, inclusive antibióticos e outros de controle especial.

“Temos somente a agradecer por esse presente que a gente está ganhando aqui na comunidade do São Francisco e do Petrópolis. Aqui antes havia um vazio assistencial e que agora será coberto por essa unidade com uma ampla carta de serviços”, comentou a diretora da nova unidade, Silvane Aguiar.

Na USF Benedito Batista de Almeida ainda, serão ofertados atendimentos de planejamento reprodutivo, pré-natal, imunização, controle e acompanhamento de hipertensão e diabetes, e desenvolvidos os programas de controle da tuberculose, da hanseníase e tabagismo. A USF também realiza o acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais, contando com ações de atenção à saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

Os atendimentos à população serão conduzidos por quatro Equipes de Saúde da Família (e-SF) e quatro Equipes de Saúde Bucal (e-SB), reunindo médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde, que se somam aos profissionais da área administrativa.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =