Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Três hospitais da SES-AM passam a reforçar a realização de cirurgias ortopédicas nos finais de semana em Manaus

A ação já atendeu a mais de 60 pacientes e deve contemplar outros 80. A maioria é de vítimas de acidentes de trânsito


Como parte da ação de intensificação de cirurgias ortopédicas realizada nos finais de semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em Manaus, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) também passou a realizar os procedimentos no último sábado (18), juntando-se a outras duas unidades da rede que já participam: o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto.

img-20240519-wa0025

Fotos: Evandro Seixas/SES-AM

A iniciativa, que já atendeu a mais de 60 pacientes nos dois primeiros fins de semana de maio, ainda deve contemplar outras 80 pessoas este mês. Os beneficiários são, em sua maioria, vítimas de acidentes de trânsito.

Um dos atendidos é o operador de máquina Eliabe Alves, vítima de acidente de trânsito. Internado no HPS Platão Araújo, o jovem aguarda para realizar o procedimento neste domingo (19).

“Sofri um acidente enquanto pilotava minha moto e fraturei meu punho. Apesar do prejuízo material, o importante é que estou vivo. Agora estou com uma expectativa muito boa de realizar a cirurgia e ir para casa, voltar a trabalhar”, declarou.

De janeiro a abril deste ano, o número de pacientes acidentados no trânsito em Manaus aumentou em 12,58%, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, os HPSs 28 de Agosto, Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e Dr. João Lúcio Pereira Machado atenderam, juntos, a mais de 5 mil pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, as cirurgias ortopédicas estão entre as maiores demandas de serviços nas unidades hospitalares do Estado. Comprovando os números, a secretária afirma que a alta desses procedimentos se deve aos acidentes de trânsito.

Maksoud destacou que essa intensificação está sendo possível devido ao empenho de todas as equipes que estão atuando na ação. “É uma rede toda trabalhando para que a gente possa ofertar mais serviços conforme a necessidade da população”, declarou.

img-20240519-wa0022

Fotos: Evandro Seixas/SES-AM

A titular do órgão explicou que, neste fim de semana, serão realizadas 35 cirurgias, sendo 15 no HPS 28 de Agosto, outras 15 no HPS Aristóteles Platão Araújo e cinco na FHAJ. A titular do órgão informou, ainda, que os pacientes que estão internados no HPS João Lúcio serão encaminhados à FHAJ para a realização dos procedimentos.

“Com o crescimento no número de acidentes de trânsito no Amazonas, o HPS João Lúcio também teve aumento desse tipo de paciente, mesmo que em menor proporção, por não ser esse o perfil da unidade. Por isso, decidimos ampliar os atendimentos para a Fundação Adriano Jorge, em função da alta demanda”, pontuou a secretária, ressaltando que as cirurgias de rotina estão acontecendo normalmente durante a semana nas unidades hospitalares.

O secretário-executivo da SES-AM, Silvio Romano, explica que, para atender a demanda, uma equipe de mais de 50 pessoas está envolvida na intensificação dos procedimentos cirúrgicos. Ele informou que a ação seguirá até o último fim de semana deste mês, mas, caso seja necessário, pode ser prorrogada. “De início, a intensificação de cirurgias ortopédicas estava prevista para acontecer em todos os fins de semana de maio, mas estamos analisando para verificar se haverá necessidade de prorrogar esse prazo”, detalhou.

O secretário-executivo reforçou que a SES-AM, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS/RCP-AM) seguem executando ações de fiscalização, educação e conscientização no trânsito, como parte das programações do Maio Amarelo.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − cinco =