Manaus,
×
Manaus,

Saúde

TCE-AM alerta sobre aumento de casos de Covid-19

O Tribunal alertou o Governo do Estado e Prefeituras Municipais para a necessidade de campanhas de conscientização e outras ações


O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex), emitiu um alerta ao governo do Estado, à Secretaria de Estado de Saúde, e às prefeituras municipais, em virtude do aumento de casos de Covid-19 no Amazonas nos primeiros meses de 2024.

fachada-tce-foto-joel-arthus

Foto: Joel Arthus

O documento publicado no Diário Oficial Eletrônico destaca a necessidade de adoção de medidas preventivas e reforço dos programas de tratamento de síndromes respiratórias na área da saúde.

Entre as medidas recomendadas pelo órgão técnico do TCE-AM, estão a realização de campanhas de conscientização sobre os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara, e higienização correta; implementação de programas de testagem e rastreamento da contaminação, e continuidade da vacinação de forma eficiente.

Também foi destacada a necessidade de se avaliar, frequentemente, a eficácia das medidas que estão sendo realizadas pelos órgãos de saúde estadual e municipais, além de monitorar a capacidade operacional dos hospitais e unidades de saúde, visando uma organização antecipada para resposta a um potencial aumento de casos.

As recomendações do TCE-AM visam fortalecer, de forma preventiva, a capacidade de resposta do sistema de saúde às demandas emergenciais, possibilitando uma atuação eficaz e efetiva.

O alerta pode ser consultado, na íntegra, em doe.tce.am.gov.br, e foi elaborado pelo Departamento de Auditoria em Saúde (Deas) da Corte de Contas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − oito =