Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Sema supera meta de castrações com mais de 6 mil procedimentos realizados em três meses

Três zonas de Manaus foram atendidas na primeira fase do projeto, de fevereiro a abril de 2024


A Unidade Móvel de Castração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), conhecido como “Castramóvel”, superou a meta de castrações solidárias realizadas em 2024. Em três meses, de fevereiro a abril deste ano, foram 6.146 cães e gatos esterilizados no Amazonas.

sema_castramovel-foto-jana-freitas_sema

Foto: Jana Freitas/Sema

As equipes veterinárias da Sema realizam castrações sem custo aos tutores desde outubro de 2021. Por meio das unidades móveis, as operações cirúrgicas acontecem tanto na sede da secretaria quanto em ações itinerantes por municípios e bairros da capital amazonense.

Na primeira fase do projeto, de fevereiro a abril deste ano, três zonas de Manaus foram atendidas: zonas centro-sul, norte e leste, com atendimento fixo na sede da Sema e ações itinerantes no Balneário do Sesc e no Shopping Manaus ViaNorte. Além da castração, mutirões de vacinação antirrábica também foram oferecidos.

Segundo o gestor da Assessoria de Bem-Estar Animal da Sema, Rodrigo Dias, a castração é uma questão de saúde pública coletiva, já que reduz o risco de disseminação de zoonoses. “Nosso papel é disseminar a importância da castração a médio e longo prazos, tanto para redução da prática de abandono quanto pela manutenção da saúde pública”, explicou.

Agora, além de dobrar a meta de castração e atendimento médico veterinário para o próximo trimestre, o projeto visa levar o Castramóvel para outras zonas de Manaus, ampliando o alcance da Unidade Móvel de Castração.

“Queremos proporcionar o bem-estar animal a esses animais domésticos, conforme nosso Código (Lei Estadual nº 6.670/2023), através de ações práticas que visam o controle populacional de cães e gatos e promovam sua qualidade de vida”, declarou Rodrigo.

Como agendar

Para agendar, o tutor deve preencher o formulário do Castramóvel ou entrar em contato pelo WhatsApp do Disque Castração (92) 98602-4456.

O agendamento para castrações solidárias pode ser feito pelo WhatsApp, por meio do Disque Castração (92) 98602-4456, ou a partir do preenchimento de um formulário on-line de pré-atendimento: https://bit.ly/formulariocastramóvel. Para agendar, é necessário que o tutor seja maior de idade e apresente RG, CPF, comprovante de residência e uma foto do animal.

A média de espera para o procedimento pode variar conforme a demanda. Ao solicitar agendamento on-line, é importante aguardar e não enviar novas mensagens na sequência. Caso contrário, o nome do interessado voltará automaticamente para o final da fila de espera, atrasando o atendimento.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + treze =