Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Em situação crítica, estoque de sangue despenca pela metade em semana pré-Carnaval

O estoque de sangue em baixa ameaça atendimentos de urgência e emergência na semana de Carnaval


A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) registrou na última semana uma média diária de 123 doações, uma queda de mais de 50% no fluxo normal de doadores. A situação é considerada crítica porque o hemocentro precisa de um estoque de 600 bolsas para atender as altas demandas do período de Carnaval.

img_4004-editada

Foto: Rafael Marques/Hemoam

Com o baixo comparecimento desta semana, o estoque caiu para menos de 300 bolsas armazenadas. A tipagem mais afetada pela escassez de doadores tem sido o sangue O +, segundo informações da gerente de captação de doadores, Nívia França.

“Temos uma alta demanda dos hospitais de urgências e emergências neste período de Carnaval. As doações estarem tão baixas nesta semana é um sinal crítico de alerta, sabendo que historicamente as doações na semana de carnaval caem ainda mais”, alerta Nívia.

Funcionamento no Carnaval

A coleta de sangue funcionará normalmente na segunda-feira (12/02), das 07h às 18h. Na terça-feira (13/02), não haverá coleta. O retorno da coleta de sangue será na quarta-feira (14), a partir das 13h. Mais informações em: (92) 3655-0100.

Quem pode doar

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, com boa saúde, pesando acima de 50kg, que tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação e que esteja bem alimentada.

O Hemoam está localizado na Av. Constantino Nery, 4397.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =