Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Campanha antirrábica

Prefeitura imuniza cães e gatos em 16 bairros nesta semana


Com o objetivo de assegurar a proteção de cães e gatos contra a raiva humana, a Prefeitura de Manaus leva os serviços da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal a comunidades e conjuntos de 16 bairros da zona urbana da capital, de segunda (9) a quarta-feira (11), e no sábado (14). Não haverá vacinação na quinta (12) e na sexta-feira (13), em razão do feriado de Nossa Senhora de Aparecida.

Divulgação / Semsa

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, as equipes da campanha vão percorrer vias dos bairros incluídos no cronograma semanal, no horário das 8h às 12h. Os trabalhadores atuam em duplas, com um vacinador e um registrador, devidamente identificados com o uniforme oficial da campanha.

Na zona Norte, ao longo da próxima semana, as equipes irão visitar ruas do conjunto Manoa, da comunidade Vale do Sinai e do loteamento Monte Sinai, no bairro Cidade Nova. Também vão passar por vias dos bairros Colônia Santo Antônio, incluindo a comunidade José Bonifácio; e Monte das Oliveiras, incluindo a comunidade Monte Pascoal.

O roteiro de visitação semanal na zona Sul vai abranger os bairros Aleixo, da União, Chapada e São Geraldo. Também inclui a comunidade Beco do Macedo e o conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, e os conjuntos Vila Amazonas e Eldorado, no bairro Parque 10 de Novembro.

O João Paulo é um dos três bairros da zona Leste que vão receber os vacinadores na semana que vem. Outro é o Jorge Teixeira, onde as visitas incluem a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapas do bairro e as comunidades Cidade Alta, Santa Inês, Valparaíso e Coliseu 1, 2 e 3. O roteiro tem ainda vias do Tancredo Neves, incluindo o conjunto Nova Floresta.

Por fim, na zona Oeste, o cronograma semanal da campanha prevê a vacinação em logradouros dos bairros Alvorada, Dom Pedro, Lírio do Vale e Nova Esperança.

Além dos serviços das equipes itinerantes, a campanha tem três pontos fixos de vacinação: no CCZ Manaus, na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa; no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá, 119, Cidade Nova; e no Centro de Convivência da Família e do Idoso, na rua Barreirinha, nº 14, quadra 45, São José. Nessas unidades, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Etapa urbana

A etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica da prefeitura iniciou no dia 20/9, com a meta de imunizar 255 mil cães e gatos na capital contra a raiva humana. A vacinação é obrigatória para animais a partir de 3 meses de idade, devendo ser realizada anualmente. Para receber a dose, o animal deve estar em boas condições de saúde.

Divulgação / Semsa

O gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, pontua que a vacinação vai alcançar todos os bairros de Manaus até o dia 6 de dezembro, data prevista de encerramento da campanha municipal.

“É importante que os tutores acompanhem a divulgação semanal dos cronogramas de visitação nos bairros e estejam atentos à passagem das equipes, para assegurar que seus bichos de estimação recebam a vacina”, orienta o gerente.

Rodrigo lembra, ainda, que os serviços de vacinação antirrábica animal são intensificados durante a campanha, mas são ofertados no CCZ Manaus durante o ano inteiro. “Os tutores podem levar seus animais para serem vacinados na unidade, dentro ou fora do período da mobilização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h”, informa.

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023

Cronograma para os dias 9, 10, 11 e 14/10

Zona Norte

9/10 – Cidade Nova (Manoa, Monte Sinai e Vale do Sinai) e Colônia Santo Antônio (José Bonifácio)

10 e 11/10 – Cidade Nova (Manoa), Colônia Santo Antônio (bairro e José Bonifácio) e Monte das Oliveiras (Monte Pascoal)

14/10 – Cidade Nova (Manoa), Colônia Santo Antônio (bairro e José Bonifácio) e Monte das Oliveiras (bairro e Monte Pascoal)

 

Zona Sul

9/10 – Aleixo

10/10 – Nossa Senhora das Graças (Beco do Macedo e Vieiralves) e São Geraldo

11/10 – Chapada e Parque 10 de Novembro (Vila Amazonas e Eldorado)

14/10 – Parque 10 e bairro da União

 

Zona Leste

9/10 – Jorge Teixeira (1ª Etapa e Santa Inês) e Tancredo Neves (bairro e conjunto Nova Floresta)

10/10 – Jorge Teixeira (1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapas e Santa Inês) e Tancredo Neves (bairro e conjunto Nova Floresta)

11/10 – João Paulo e Jorge Teixeira (3ª e 4ª Etapas e Coliseu 1, 2 e 3)

14/10 – João Paulo e Jorge Teixeira (Cidade Alta, Coliseu 1, 2 e 3, e Valparaíso)

 

Zona Oeste

9, 10, 11 e 14/10 – Alvorada, Dom Pedro, Lírio do Vale e Nova Esperança

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 5 =