A cidade de Manaus realiza o “1° Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional e Segurança Hídrica da Amazônia”. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), começa nesta quarta-feira (29) e segue até sexta-feira (1), das 8h às 18h, no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023, a atividade visa discutir desafios e perspectivas ao campo da insegurança alimentar e da “(in)hídrica” na Amazônia brasileira e nacionalmente, para identificar experiências acumuladas que possam contribuir com a construção de uma agenda de pesquisa cidadã no Amazonas.
Com o tema “fome, insegurança alimentar e a questão hídrica na Amazônia”, a programação conta com palestrantes da Ufam, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Fiocruz/Brasília, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), além de apresentação cultural, painéis e debates, como disse a coordenadora do evento e doutora em Ciências, Mayline Menezes da Mata, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
“O simpósio vai reunir experts na temática abordada, vozes potentes na discussão dos desafios e perspectivas ao campo da insegurança alimentar e da insegurança hídrica no Brasil, para contribuir com a construção de uma agenda de pesquisa para o Amazonas e demais estados da Amazônia Legal”, completou.
O Simpósio é destinado a pesquisadores locais e nacionais, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais, instituições públicas, instituições não governamentais, controle social e gestores públicos.
No dia (29), o pré-simpósio será totalmente virtual, mediante a oferta de minicursos e rodas de conversa sobre os avanços em segurança alimentar e segurança hídrica. Já nos dias (30) e (1), o evento será híbrido e seguirão as atividades do Simpósio.