O brasileiro Thiago Braz, do salto com vara, está fora das Olimpíadas de Paris. O atleta teve confirmada nesta terça-feira (28) uma suspensão de 16 meses por doping. A decisão foi divulgada pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), um braço da World Athletics.
Braz foi suspenso em julho do ano passado pelo uso proibido da substância ostarina, que aumenta a massa muscular. Ele afirmou que a ingestão se deu por suplementos esportivos contaminados. O órgão entendeu que o brasileiro “ignorou o risco”, já que havia sido “informado pessoalmente” sobre o alto risco de contaminação ao usar suplementos.
Como já vinha suspenso provisoriamente, o atleta será liberado para voltar a competir apenas em 27 de novembro deste ano. O teste positivo aconteceu no dia 2 de julho de 2023, na Bauhaus Galen Diamond League, e a suspensão foi aplicada em 28 de julho.
Thiago Braz, de 30 anos, foi campeão olímpico em 2016, no Rio de Janeiro, e bronze na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio.
O atleta pode recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas não teria tempo suficiente para atingir o índice de classificação para Paris.