O tema da “deep fake”, com inteligência artificial usada para fazer montagens substituindo rostos e vozes em vídeos realistas, será um dos assuntos abordados em Travessia, nova novela das 9 da TV Globo, prevista para estrear em outubro, substituindo Pantanal.
Na trama, Leonor (Vanessa Giácomo) terá uma relação muito próxima com o sobrinho Rudá (Guilherme Cabral), durante o período que passa em Portugal. Para atuar na novela, a atriz mudou o visual e adotou um corte bem curtinho de cabelo.
Rudá, reunido com amigos, decide mostrar que já sabe manipular a ferramenta de deep fake Ele e o grupo selecionam o vídeo de uma sequestradora de crianças e decidem trocar o rosto da mulher pelo de outra pessoa. E a escolhida, aleatoriamente, é Brisa (Lucy Alves). O vídeo, que começa por uma brincadeira, viraliza nas redes sociais e impacta brutalmente a vida de Brisa, no Brasil.
Na história, Rudá é filho de Guida (Alessandra Negrini), que interpreta a irmã fura-olho, vilã da novela, e se casa com Moretti (Rodrigo Lombardi), namorado de adolescência de Leonor.