Manaus,
×
Manaus,

Teatro

Espetáculo ‘Operária’ estreia neste domingo no Teatro Gebes Medeiros

Monólogo que apresenta a atriz Kelly Vanessa inicia às 17h, com ingressos disponíveis na bilheteria


A rotina do trabalhador no Distrito Industrial vai ser contada na peça “Operária”, com a atriz Kelly Vanessa, que estreia neste domingo (26), às 17h, no palco do Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro). Os ingressos, disponíveis na bilheteria uma hora antes da apresentação, custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Profissionais que atuam em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) também pagam meia-entrada.

img-20240522-wa0030

Foto: Tainá Andes

Segundo a idealizadora da obra, Kelly Vanessa, durante 40 minutos, a montagem faz uma análise crítica da vivência na linha de montagem das motocicletas Hayabusa no PIM. Ela destaca que a reflexão não se limita à narrativa da experiência, mas busca explorar a natureza do trabalho, os conflitos de classe e o funcionamento do sistema capitalista.

“O que eu quero é falar sobre a qualidade de vida desses trabalhadores, que saem de casa 5h30 e voltam às 18h30, a realidade de muitas pessoas. A nossa proposta é receber esses profissionais no teatro e que eles possam se identificar nessa peça”, afirma a atriz. “Trazemos para cena o que acontece dentro da rota, na linha de montagem das fábricas, as diferentes funções desempenhadas, a cobrança por produtividade, a relação com o líder e a hora do almoço, que era um momento muito divertido”.

Kelly Vanessa explica que estudantes do Ensino Médio também são público-alvo do espetáculo idealizado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Teatro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“Eles são meu público-alvo porque eu fui essa estudante do Ensino Médio, que, aos 19 anos, entrou no Distrito Industrial pensando que seria o lugar de estabilidade financeira e foi totalmente ao contrário”, comenta a artista.

img-20240522-wa0029

Foto: Tainá Andes

Ponto de partida

Kelly Vanessa trabalhou durante quatro anos na linha de montagem da Suzuki no Amazonas e essa passagem foi inspiração para as histórias apresentadas na peça. Ela lembra que, em 2014, pediu demissão da empresa para trabalhar no projeto Jovem Cidadão dentro da Secretaria de Cultura e, assim, iniciou a jornada no Teatro.

“‘Operária’ é um projeto antigo que retomei no curso de Teatro, com orientação de Vanja Poty na montagem cênica e de Francis Madson no desenvolvimento do texto”, pontua a atriz. “Tive o apoio de muitas pessoas dentro da universidade, principalmente do Rafael César, do Teias Urbanas, que me incentivou a escrever um poema sobre a minha rotina no Distrito Industrial e esse poema deu incremento para realizar a peça”.

O próximo passo, conforme a artista, é levar a obra para apresentações em escolas de Manaus.

Produção

Além de Kelly Vanessa, a ficha técnica de “Operária” tem Marilta Figueiredo na dramaturgia, Giselle Letícia na direção musical, Hanna Vasconcelos na produção, Pedro Arcos na cenografia, Anna Angelo na iluminação, Viviane Palandi na provocação cênica e Manuella Barros na assessoria de imprensa.

O projeto conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) e Guedes Garagem.

img-20240522-wa0028

Foto: Tainá Andes

Perfil

A atriz desde 2015, Kelly Vanessa é bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas e integra a diretoria da Fetam como secretária até 2026. É professora de Teatro no Colégio Lato Sensu e trabalha como produtora em espetáculos, festivais e mostras entre outros eventos de Manaus.

Atualmente faz parte da turma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =