Manaus,
×
Manaus,

Música

Preta Gil lança single “Meu Xodó”, ao lado de seu filho Fran

A música e videoclipe falam sobre renascimento, afetividade e ancestralidade, e trazem uma ressignificação da palavra “xodó”


Em momentos delicados, precisamos sempre recorrer ao afeto e à família para ressurgirmos ainda mais fortes: esse é o conceito do novo single de Preta Gil e seu filho Fran, “Meu Xodó”. Com faixa e clipe lançados hoje, dois dias antes do aniversário de 47 anos de Preta, a faixa fala sobre reconexão, reencontro às raízes e já pode ser ouvido em todas as plataformas digitais. O clipe, que traz participações especiais do pai de Preta, Gilberto Gil, da neta Sol de Maria Gil e do marido, Rodrigo Godoy, já está disponível no canal do Youtube da Blacktape, selo da cantora.

Escrita por Fran, ao lado de Pablo Bispo, Ruxell e Sergio Santos, para sua mãe, “Meu Xodó” ganhou um espaço especial na vida e carreira de Preta, uma vez que representa seu renascimento, depois de um período difícil de grandes perdas, e sua vontade de voltar a se expressar artisticamente. “Perdi minha vó, meu melhor amigo, e ainda vi o Brasil perder milhares de vidas. Eu estava muito triste, sem vontade de fazer nada e passei por um momento muito difícil. O Fran, me vendo desta forma, resolveu escrever uma música para mim, na tentativa de me trazer de volta, me dar alegria de viver”, contou a cantora.

(Foto: Divulgação)

E nesse processo, de estimular a mãe a voltar a lançar música, a fazer o que ama, Fran se juntou a equipe para trazer uma mensagem ainda maior: ressignificar o conceito de afetividade e amor, estendo-o para além do romântico, mas também o afeto familiar, a um pet, a quem e o que achar melhor. “Veio em coletivo o impulso para essa canção. Partiu de uma ideia do Pablo essa questão do ‘xodó’. Ele trouxe a palavra, que era perfeita para nosso conceito de ressignificar, e acabamos escrevendo a letra inteira depois disso”, explicou Fran e completou: “no caso da minha mãe, a gente usou bastante ‘xodó’ para fazer alusão a ancestralidade, espiritualidade, algo familiar de gerações”.

No primeiro momento, em setembro do ano passado, Preta gostou da música, mas não sentiu que seria a hora. Um dia, quando Fran sugeriu em um grupo de trabalho lançá-la solo, a cantora rapidamente interviu. “Depois de oito meses, quando escutei a canção de novo, ela me tocou de um jeito diferente. Ela me trouxe exatamente a leveza que eles queriam passar, e que o Fran queria que eu tivesse em minha vida”, disse Preta. Logo em seguida, já começaram as organizações para a gravação da faixa na voz de mãe e filho e os preparativos para o clipe, que seguiria exatamente a energia familiar da canção. “Foi um presente muito sincero que eu dei para ela, e fico feliz que a gente tenha conseguido colocar tudo isso no clipe”, comentou o artista.

(Foto: Divulgação)

Seguindo esta ideia, o clipe de “Meu Xodó” leva o público a um lugar de paz e tranquilidade, sempre mantendo a doçura e um suingue muito característico da Bahia. Ao lado de Fran, Sol de Maria, sua neta, e Rodrigo Godoy, Preta Gil aparece em uma praia, pé na areia, cantando a alegria de viver com seus xodós. Além disso, ainda conta com uma surpresa: uma narração de Gilberto Gil, falando sobre o significado de xodó. “Quisemos trazer a ancestralidade para as gravações. Meu pai não aparece no clipe, mas sua voz está presente numa narração afetiva e carinhosa. Minha neta, que me trouxe muita alegria durante toda a quarentena – já que fizemos esse período juntas – estava presente. Meu marido também, representando um xodó mais romântico. E claro, meu filho, que me deu tantas forças. É quem me ajudou a seguir em frente, quem me estendeu a mão para me tirar de um período difícil. Ele é meu tudo”, explica Preta.

Com direção de Aisha Mbikila, uma diretora promissora e muito talentosa, de apenas 23 anos, e produção da Lady Bird, o clipe foi gravado durante um dia inteiro, desde o nascer do sol, até o sol se pôr, em uma praia no Rio de Janeiro. As gravações seguiram todas as medidas de segurança, com equipe reduzida e toda testada. “Não tem nada melhor como a gente poder trabalhar em família e com segurança. A diretora, Aisha, veio como um encontro muito especial liderado por minha mãe. Trazer uma mulher, negra, super jovem, que tem um trabalho lindo, com um olhar especial e fresco, como diretora desse clipe cheio de significado, mudando mesmo a narrativa comum de homem, branco, que toma conta do audiovisual, foi importantíssimo”, conclui Fran.

“Meu Xodó” representa a força criativa e familiar dos artistas e promete ser um dos lançamentos mais celebrados do ano, além de encabeçar um novo momento de Preta Gil, que ano que vem completa 20 anos de carreira.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + vinte =