Manaus,
×
Manaus,

Entretenimento

Museu do Amanhã será palco e documentário sobre educação

Em busca de reflexões sobre o futuro da educação, Prosa Press cria workshop em parceria com um dos museus mais interativos e inovadores do mundo


A sala de aula é do tamanho do planeta! Partindo desta premissa, a Prosa Press vai conduzir seis jovens de diferentes origens numa visita especial pelas instalações do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O workshop, marcado para o próximo dia 19 de agosto, foi criado especialmente para as gravações do documentário Educação 4.0 (nome provisório), que conta com patrocínio parcial da IBM.

(Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil)

“O que se aprende na sala de aula não pode estar descolado da realidade que o aluno encontra fora dos muros da escola. Sem esta conexão, não há engajamento”, acredita a diretora do projeto Patrícia Travassos, que desde fevereiro, ao lado de uma equipe de pesquisadores, vem entrevistando especialistas, professores, gestores e alunos para refletir sobre o futuro da educação no Brasil. “Nós percebemos que, mais do que ferramentas tecnológicas, os métodos educativos realmente inovadores colocam o aluno no centro do próprio aprendizado. Então, no nosso documentário, os estudantes são os nossos grandes protagonistas também”, completa.

Os jovens selecionados para a atividade no Museu do Amanhã representam a diversidade étnica e social do Brasil e estão envolvidos ativamente com iniciativas e causas relevantes para a transformação da educação. O intuito é criar conexões entre os principais desafios globais e a educação, aproveitando os recursos tecnológicos e imersivos que o museu oferece.

O documentário vai apresentar exemplos reais de escolas brasileiras, de norte a sul do país, que estimulam alunos a aprender de acordo com o futuro que eles mesmos estão criando. Outros desafios que serão abordados passam pelo contraste educacional do Brasil e pelo novo papel dos professores, hoje auxiliados por recursos tecnológicos. A ideia é apresentar projetos bem sucedidos que podem aumentar o prazer, a qualidade, a retenção do aprendizado e reduzir a evasão escolar.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =