Depois de dois anos suspensa, em função da pandemia da covid-19, a Festa do Cupuaçu volta a ser realizada pela prefeitura de Presidente Figueiredo. O evento que acontece tradicionalmente no mês de agosto, este ano tem data marcada dias 23, 24 e 25 de setembro, e conta com as atrações nacionais, João Gomes e Vitor Fernandes.
A festa é um dos principais eventos culturais do estado do Amazonas e atrai milhares de visitantes de outros estados da região amazônica, como por exemplo de Roraima, Pará e Rondônia. “Venha para festa do Cupuaçu, será um reencontro após dois anos, com responsabilidade, infraestrutura e com o novo momento que vive Presidente Figueiredo”, convida Francisco Mota Neto, secretário municipal de Cultura e Eventos, que prevê um público recorde para o evento.
Atrações musicais
As atrações nacionais e regionais foram selecionadas por meio de editais públicos e seguindo critérios de modo a não comprometer a viabilidade financeira do evento. As atrações nacionais são João Gomes, que se apresenta na abertura da festa, na sexta-feira (23/9). Vitor Fernandes sobe no palco no sábado (24/9) e no domingo, encerrando o evento, JM Puxado. Eles dividirão o palco com nomes da música regional, entre eles, Guto Lima, George Japa, PA Chaves e Patrick Araújo, Uendel Pinheiro e Wanderley Andrade. As atrações ainda estão sendo definidas, de acordo com os organizadores.
Concurso “Rainha do Cupuaçu”
Durante a Festa do Cupuaçu, é eleita a mulher mais bela da cidade, no concurso de beleza “Rainha do Cupuaçu”, cuja vencedora vai desempenhar, por um período de 12 meses, o papel de embaixadora da beleza, cultura e das artes de Presidente Figueiredo.
O posto é disputado por candidatas que, além da beleza física, têm que demostrar simpatia, elegância e conhecimento sobre temas da atualidade e de relevância social, dez candidatas estão na disputa do título. As semifinalistas foram escolhidas após a realização de quatro seletivas, a última, no sábado (27/8), com a participação de 15 candidatas classificadas. Um dos critérios para participar do concurso é ter idade mínima de 16 anos, residir no município, há pelo menos seis meses, estar regulamente matriculada em instituição de ensino e representar um dos atrativos turísticos da cidade.