Manaus,
×
Manaus,

Entretenimento

Espetáculo de Natal é encenado por funcionários e alunos de Dança, Música e Teatro da UEA

Apresentação, voltada para o público em geral, ocorreu na área externa da Esat, em ação de extensão universitária


Proporcionar à comunidade acadêmica e ao público uma experiência artística alusiva às festividades natalinas, que têm como essência a narrativa voltada para o nascimento de Jesus. Esse foi o “Natal em Todos os Tempos” realizado pela Escola Superior de Arte e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na segunda-feira (18). A ação ocorreu na área externa da Esat, localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro.

A apresentação é uma ação de extensão universitária desenvolvida por professores e alunos dos cursos de Dança, Música, Teatro e Turismo e funcionários da Esat.

Para Maria Socorro Santos Nascimento, encarregada da limpeza da Esat e responsável por dar vida à personagem de Maria, participar do espetáculo é uma oportunidade de interação com a comunidade acadêmica e com o público.

“Esse é meu segundo ano e a cada ano que passa eu gosto mais de participar. Também trago meus funcionários e todos participam. A gente interage e esse é o espírito de Natal, nascimento de Cristo. A gente se sente muito feliz na família Esat”, ressaltou.

O evento foi coordenado por Hirlândia Milon, professora do curso de Música da UEA, e pela professora Gislaine Pozzetti, do curso de Teatro da UEA, com apoio da professora Cláudia Menezes, do curso de Turismo da UEA. Além disso, o som e a iluminação do evento foram coordenados pelos professores Gabriel Lima, do curso de Música, e Jhon Castro, do curso de Teatro.

A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, prestigiou o evento e ressaltou a importância da valorização e união dos cursos, principalmente, na data festiva em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo.

“É uma satisfação participarmos desse ato tão importante para a unidade. Além disso, sabemos da importância dos projetos de extensão na oferta e capacitação de ensino para a comunidade externa. Vemos, aqui, crianças e adultos aprendendo a tocar instrumentos, a cantar e a dançar. Ficamos muito felizes ao vermos o resultado desse espetáculo”, declarou a vice-reitora.

Para a diretora da Esat/UEA, Adriane de Felippe, a iniciativa é um momento de alegria, de festa e de encerramento das atividades da unidade. Além disso, segundo ela, é uma oportunidade de integração de todos os cursos da Esat.

“O nosso espetáculo é esperado por todos: alunos, professores e, principalmente, por nossos técnicos e profissionais terceirizados que perguntam, ansiosos, e esperam pelo ato de Natal. É uma oportunidade de mostrarmos que a arte é democrática e integra toda a comunidade. Quero aproveitar para agradecer por todo o apoio da gestão superior da UEA para realizarmos todas as iniciativas do ano da Esat”, enalteceu a diretora da Esat/UEA.

Hirlândia Milon explica que a primeira edição do evento ocorreu no ano de 2003, a partir da ideia de unir dois projetos: o Coral da UEA, coordenado, na época, pela professora Hirlândia Milon, e de Dança Aérea, coordenado pela professora Yara Costa, naquela ocasião. Desde então, passou a fazer parte dos eventos artísticos da Esat.

“Hoje, cada grupo possui seu repertório de Natal e que se apresentam em outros lugares. A partir daí, fazemos uma integração ao espetáculo. O principal objetivo é unir a comunidade em uma data que é especial, o Natal”, explicou.

Para Gislaine Pozzetti, além da união dos cursos de extensão da Esat, é enaltecida a valorização dos servidores dos serviços gerais que fazem o Auto de Natal. “É gratificante contar com eles em nosso evento. A universidade é um encontro de muitos para se realizar a educação superior no estado do Amazonas. O Natal é união! E que possamos nos respeitar e respeitar as diferenças”, finalizou.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =