Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Série Rio Negro apresenta obras de Mozart

Concerto para flauta e orquestra faz parte do terceiro programa do projeto


Gênio da música erudita e mestre do classicismo. Mozart é considerado um dos músicos mais influentes da história. O terceiro programa da “Série Rio Negro Concertos Sinfônicos” deve apresentar o “Concerto para Flauta e Orquestra em Sol Maior KV 313”, do compositor austríaco, dia (18) de novembro, às 20h, no Teatro ICBEU, com entrada gratuita e capacidade para 400 pessoas e mais espaço de acessibilidade. Os ingressos seguem disponíveis no link sympla.

Imagem: Ezequias Guerra/Aline Salignac

O “Concerto para Flauta e Orquestra em Sol Maior KV 313” é considerado pela crítica, uma obra com grande exuberância técnica. A partitura do KV 313 dividida em três movimentos, será executada pela Orquestra Pró Cultura do Amazonas, e terá o protagonismo do primeiro flautista, Arley Raiol, com o solo de flauta. Segundo ele, a peça é icônica e será um desafio saboroso.

“Esse repertório tem me acompanhado a vida toda, seja participando dos concursos das orquestras por onde passei, ou durante a minha formação. Essa peça eu toquei em Belém, em São Paulo e até na Rússia, mas, em Manaus, essa será a primeira vez”, explica o flautista que é integrante também, da Amazonas Filarmônica; professor de flauta do Liceu de Artes Cláudio Santoro e tesoureiro da Associação Brasileira de Flautista (ABRAF).

A programação traz ainda, a sinfonia No.35 em Ré Maior “Haffner”. A versão definitiva possui quatro movimentos. O primeiro “Allegro con spirito” foi composto para uma celebração solene, e segundo Morzart devia ser tocado com paixão. O segundo e terceiro movimentos “Andante e Menuetto”, são considerados elegantes e remetem a música austríaca da época. Por último, “Presto” é considerado enérgico, por isso é tocado de forma rápida.

Trajetória da Série Rio Negro

O programa é composto de quatro concertos gratuitos e três palestras musicais em escolas públicas da capital amazonense. A abertura ocorreu, dia (6) de setembro, no Teatro Amazonas. O segundo concerto, no dia (21) de outubro no Teatro ICBEU, e agora, dia (18) de novembro, às 20h, o terceiro programa da série, também no Teatro ICBEU. O encerramento da primeira temporada da Série Rio Negro no Teatro Amazonas, está marcado para o dia (28) de dezembro, com o concerto de fim de ano.

Foram realizadas este mês de novembro, duas palestras: “Conhecendo os metais graves da Orquestra”, na Escola Estadual Diana Pinheiro, bairro Educandos, e ainda, “A Orquestra e a nossa história”, na Escola Estadual Petrônio Portela, bairro Dom Pedro.

Transmissão ao vivo

A “Série Rio Negro” tem transmissão ao vivo pelo Sistema Encontro das Águas, TV aberta 2.1, NET 513, e também pelo Facebook e Youtube.

A primeira temporada da série tem a regência e a direção artística do maestro Rubens Claudio de Souza e ainda a direção de produção do maestro Ezequias Guerra.

Serviço

Evento: Série Rio Negro Concertos Sinfônicos

Local: Teatro ICBEU – AV. Joaquim Nabuco, 1286, Centro.

Dia: 18/11

Hora: Às 20h

Entrada Franca

Ingressos no sympla

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =