Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Patricia Pillar vai ser nome de sala de cinema reinaugurado em SP

Cine Bijou, considerado um ponto de resistência artística durante a ditadura militar, voltará a funcionar após 26 anos


Patricia Pillar será homenageada no aniversário da cidade de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro. A comemoração dos 468 anos da cidade  foi a data escolhida para a reabertura do clássico Cine Bijou e os administradores escolheram que a sala para sessões tenha o nome de “Sala Patricia Pillar”.

(Foto: Divulgação)

Após 26 anos fechado, o Cine Bijou, localizado na Praça Roosevelt, no centro da cidade, foi uma das salas de cinema mais emblemáticas de São Paulo. Durante seu funcionamento, entre 1962 e 1996, o espaço foi considerado um ponto de resistência artística durante a ditadura militar e de fundamental importância na formação cultural, levando às telas filmes polêmicos e censurados na época.

O espaço exibiu filmes do Cinema Marginal, de movimentos alternativos-experimentais, além de clássicos do Cinema Novo. Em sua programação constavam produções de Stanley Kubrick, Luis Buñuel, Ingmar Bergman, Glauber Rocha, Jean-Luc Godard, François Truffaut e Neville de Almeida, além de obras russas e japonesas.

Atual responsável pela administração da sala, o grupo teatral Satyros emitiu uma nota sobre a reinauguração. “O cinema brasileiro terá um foco especial na reabertura do Bijou, com empenho para colocar em cartaz, além de clássicos, filmes que não têm oportunidade no circuito ou passam meteoricamente pelas salas de exibição.”

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =