Manaus, 23 de outubro de 2021
×
Manaus, 23 de outubro de 2021

Cultura

Jandr Reis inaugura exposição ‘Jaraquiart’, em Manaus

Mostra entra em cartaz no dia 19/10, no Palacete Provincial


Ao completar 30 anos de atividades com artes plásticas, Jandr Reis inaugura a exposição “Jaraquiart” na galeria Manuel Santiago, no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro), no próximo dia 19 de outubro. A nova mostra do artista fica aberta ao público até dezembro, com acesso gratuito mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19.

(Foto: Pedro Marinho/Cultura e Economia Criativa)

“Jaraquiart” é uma coleção de obras criada sob influência da paixão do artista pela arte do americano Jean-Michel Basquiat associada em uma homenagem ao seu pai, que era pescador, porém esta produção também é um reflexo de suas séries anteriores, unindo seu orquidário ao urbano além de elementos do cotidiano ribeirinho.

“A série faz referência a paixão do amazonense pelo jaraqui, peixe muito popular na mesa de quem aqui vive. Mas, também faço uma homenagem ao meu pai, que era pescador”, conta o artista.

Segundo Jandr, ele fez a união de elementos da região como peixes amazônicos, canoas, cuias, armadilhas de pesca indígenas e a simbólica cúpula do Teatro Amazonas, que demonstram um sentimento fiel pela Amazônia.

De acordo com ele, as obras têm tamanhos grandes e suas características são aliadas a uma consequência, quase inevitável e inegável, no processo de formação e manutenção da própria Amazônia.

Exposição

Para a “Jaraquiart”, como de costume, Jandr Reis vai inovar. Pela primeira vez, ele expõe suas obras sem o chassi, ou seja, sem a moldura interna. As telas, vão ser aplicadas diretamente nas paredes e variam de tamanhos, chegando até cinco metros.

(Foto: Pedro Marinho/Cultura e Economia Criativa)

Outro ponto alto da vernissage, será a finalização da obra “Piracema de Jaraca”, que acontecerá na própria galeria, onde o público e os convidados poderão observar a finalização da obra.

A exposição “Jaraquiart” é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e tem texto curatorial de Óscar Ramos, um dos últimos escritos pelo artista plástico, falecido em 2019.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code