Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Escritor amazonense Romahs concorre ao Prêmio Jabuti de Literatura

O livro será lançado em Manaus, no sábado (23), às 18h, na Banca do Largo


O artista visual e quadrinhista amazonense Romahs teve sua obra Todos os meus gatos de volta, da Editora Reggo, selecionada para concorrer à 64ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura. O livro é o primeiro dele como escritor, após 25 anos de carreira como quadrinista e cartunista.

(Foto: Divulgação)

O autor conta que teve a ideia dessa história após conversar com seu filho Arthur sobre os gatos que já tinham passado pela família. “Era início de 2018. Meu filho Arthur, então com 8 anos, entrou na cozinha com esse sentimento nostálgico e eu fiquei pensativo nisso. Ele tem um carinho especial por animais, costumava relembrar seus felinos, gato por gato, listando mentalmente todos os bichanos que nasceram das gatas que já tivera em casa. Percebi que tinha ali uma ótima ideia pra um roteiro de quadrinhos, um menino numa missão: reaver seus bichanos distantes e saber como estavam passando. Depois pensei melhor: Por que não um livro ilustrado?”, disse Romahs.

Ao longo da pesquisa na internet sobre felinos, Romahs foi se aprofundando no assunto e se deparou com um vasto conteúdo em torno dos felinos da mitologia de vários povos e culturas pelo mundo, o que acabou despertando no autor a vontade de criar uma aventura tendo como personagens as várias representações mitológicas ou religiosas de felinos em outras culturas, desde o tigre branco celestial dos chineses, Byakko até a deusa gata egípcia Bastet, passando por lendas irlandesas sobre velhas bruxas que viravam gatos. “Com total liberdade de interpretação e aplicação desses personagens, os coloquei no caminho do protagonista, um garoto chamado Bubba, tão comum e especial como eu e você”, destacou Romahs.

(Foto: Divulgação)

Em ‘Todos os meus gatos de volta’, o leitor vai conhecer o menino Bubba, um garoto simples, acima do peso, com TDAH e ansiedade que num fim de tarde chuvoso, ouve miados num beco escuro. É uma gatinha abandonada, ele a adota. Logo, a presença dela na sua casa irá jogá-lo vertiginosamente numa aventura muito perigosa, num universo mágico que o menino nunca sonhara adentrar. Ela dá a luz à seis gatinhos mágicos que logo são raptados por forças malignas. Em meio a poderosos deuses egípcios, amedrontadores monstros gregos, guerreiros felinos mesoamericanos e seres mitológicos orientais, o garoto precisa resgatar seus gatinhos mágicos antes que o planeta todo pague pelos planos terríveis do vilão: O vingativo deus sudanês homem-leão Apedemak.

A obra já está à venda no site www.umlivro.com.br e em outros sites de vendas como Amazon, mas depois do lançamento estará disponível em Manaus, na banca do Largo de São Sebastião, na Feira da Eduardo Ribeiro (na barraca Don’t Panic) e em várias livrarias da cidade.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dez =