Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Corpo artístico do Governo do Amazonas celebra 25 anos

O Corpo de Dança do Amazonas inicia apresentações nesta sexta-feira (5), no Centro Cultural Palácio da Justiça


A exposição “CDA 25 anos: Um Balé para Cada Cinco”, que celebra os 25 anos de existência do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), um Corpo Artístico mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem sessões especiais com trechos de coreografias que marcaram a história da companhia nos dias 5,6,7,10 e 11 de abril.

cultura_cda_25anos_performance_marcely_gomes_04

Foto: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Sob a curadoria de Mário Nascimento, diretor artístico da companhia, e em colaboração com os talentosos bailarinos do CDA, a exposição traz à tona obras emblemáticas que representam verdadeiros marcos na história da dança regional e nacional.

A exposição busca resgatar o legado de mais de 70 obras apresentadas pelo CDA, ao longo do último quarto de século. Para esta celebração foram selecionados mais de 15 trechos de coreografias da companhia, sendo cada um deles escolhido criteriosamente por sua relevância em festivais, editais e projetos de circulação nacional além de sua expressividade local.

cultura_cda_25anos_performance_marcely_gomes_05

Foto: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Com quatro sessões diárias gratuitas, às 17h, 18h, 19h e 20h, as apresentações acontecerão no Centro Cultural Palácio da Justiça. O local das apresentações tem capacidade máxima de 30 pessoas.

Independentemente das sessões performáticas, a exposição “CDA 25 anos: Um Balé para Cada Cinco” está em cartaz desde o dia 21 de março e segue até o dia 11 de abril, com salas expositivas e interativas, levando o público a conhecer toda história do corpo de dança, saindo de suas primeiras produções e indo até as mais recentes.

Além disso, o evento também oferece a oportunidade do público conhecer um pouco do acervo de roupas, cenários e vídeos de apresentações clássicas do CDA, que foram remasterizados e resgatados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Toda a programação é gratuita e realizada no Palácio da Justiça, proporcionando não apenas uma experiência cultural enriquecedora, mas também uma oportunidade única de agraciar e celebrar a história e a expressão artística da dança no Amazonas.

Programação

Dia 05/04

17h: Xamã

18h: Mandala

19h: Criação & Kronos

20h: Traços

 

Dia 06/04

17h: A Noite Transfigurada

18h: Grito Verde

19h: Yin

20h: Um Deus Doente

 

Dia 07/04

17h: Mundo da Razão Presente

18h: Oré

19h: Cabanagem

 

Dia 10/04

17h: Milongas

18h: Sagração da Primavera

19h: Vazantes

 

Dia 11/04

17h: Casardá

18h: Arquitetura do Corpo

19h: Mata

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =