Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Centro Cultural Povos da Amazônia celebra 17 anos com programação especial

O espaço é um dos maiores centros culturais de Manaus, responsável pela valorização da cultura dos povos da Amazônia


Nesta terça-feira (21), o Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) comemora 17 anos de existência. O espaço é marcado pela importância crucial deste espaço na preservação e conservação do legado dos povos que habitam a Amazônia desde sempre.

img-20240521-wa0022

Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Em comemoração a esta data, uma programação especial foi preparada para esta sexta-feira (24), das 9h às 16h. O dia será repleto de apresentações, interações e exposições que celebram o impacto e a resiliência do CCPA ao longo dos anos.

Inaugurado no dia 21 de maio de 2007, o CCPA está localizado na confluência de três grandes avenidas de Manaus, no local anteriormente conhecido como Bola da Suframa. Sua localização simboliza a convergência de culturas e histórias que o CCPA representa e, desde sua criação, tem cumprido sua missão de valorizar.

O CCPA tem entre as suas missões, por exemplo, a preservação e valorização da memória etnocultural indígena e cabocla, por meio de seus ricos acervos e ambientes para exposições dinâmicas.

José Marques, Diretor de Centros Culturais e Teatros de Difusão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, comenta sobre a importância do CCPA e a temática das celebrações do aniversário de 17 anos do centro cultural.

“O tema deste ano, ‘Raízes Vivas: a História e a Resiliência dos 17 anos do Centro Cultural dos Povos da Amazônia’, reflete a trajetória e a contribuição inestimável do CCPA para a cultura e o conhecimento dos povos indígenas. Este centro cultural funciona como um polo de divulgação do complexo ambiental e humano da Amazônia, preservando e compartilhando a profunda conexão entre o homem amazônico e o meio ambiente”, define o diretor.

img-20240521-wa0023

Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A programação promete ser uma experiência enriquecedora para os visitantes, destacando a importância de se manter viva a rica herança cultural do estado.

Confira a programação:

Abertura

09h às 09h40 – Maloca Aruak: Apresentação musical indígena e declamação de poesias e contos com o guia Miguel Lana.

Palestras no Auditório Gabriel Gentil.

10h às 10h30: Palestra com Antônio Ausier (Departamento de Literatura).

10h30 às 11h: Palestra com Márcia Fernandes (Central de Exposições).

11h às 11h30: Palestra com Jessilda Furtado (DCCT).

Atividades na Cúpula do Espaço Rio Amazonas

13h30 às 14h: Lançamento da Vinheta com projeção na Cúpula e vídeo sobre a historicidade do CCPA.

14h às 14h40: Apresentação musical

Atividades no Hall em Frente à Cúpula ou Espaço Rio Amazonas

15h às 15h40: Música regional com dançarinos do Balé Folclórico.

15h40 às 16h: Celebração do aniversário do CCPA com bolo e encerramento das atividades.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =