Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Categoria Ouro: Garrote e tradições nordestinas fortalecem a cultura popular

A 5ª noite do Festival Folclórico do Amazonas foi marcada pelo talento do público infantil


A tradição do boi-bumbá e a cultura nordestina foram homenageados no 64° Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, nesta quinta-feira (14/7), no Centro Cultural Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa). Três apresentações da modalidade Boi Garrote, com crianças e adolescentes, e mais três de danças típicas nordestinas animaram o público que compareceu na quinta-feira (14/07) à noite da festival.

Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Prefeitura de Manaus, o festival tem entrada gratuita e segue até o dia 23 de julho. A cada noite, grupos folclóricos têm 40 minutos para levar à arena, figurinos, encenações, coreografias e cenários que representam a cultura popular.

Participando e incentivando a adesão das novas gerações ao tradicional evento, Nira Oliveira, 63, é uma das coordenadoras do Garrote Tradicional Brilho do Campo, original do bairro do Crespo, zona sul de Manaus.

“Venho ao festival desde que a estrutura era de madeira. Não perco um ano e sempre participo das apresentações dos Bois Bumbás (Master A e B), mas hoje, vim trazendo as crianças, a noite é delas”, disse Nira.

Na modalidade garrote, as crianças e adolescentes encenam o ritual do boi-bumbá com todos os itens individuais. Isabela Mayane, 10, a Sinhazinha da Fazenda do Brilho do Campo, pisou, pela primeira vez, na arena do festival folclórico.

“É muito legal porque a gente dança e se diverte com as pessoas que estão do nosso lado. Ensaiei um mês e valeu a pena”, experiência aprovada por ela, que já faz planos para o personagem. “No ano que vem, com certeza, quero voltar como Sinhazinha no festival, mas também tenho vontade de ser Sinhazinha lá em Parintins”.

Nordeste em Manaus

Dança e figurinos típicos, além de personagens que fazem parte da história de Lampião e Maria Bonita, marcaram as apresentações dos três grupos de dança nordestina, todos da zona leste da cidade. Junior Gomes, 29, dos Justiceiros do Sertão, reconhece o sucesso da apresentação, que contou com mais de 50 integrantes.

“Vamos correr atrás do nosso tetracampeonato. O difícil não é ganhar, é se manter. E os ‘Justiceiros do Sertão’ estão fazendo um belo trabalho neste festival”.

Além de dança e música, o 64° Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro traz para o público mais de 40 estandes de comidas típicas, artesanato e espaço kids. Até o dia 23 de julho, os festejos seguem no centro cultural, com apresentações que iniciam, durante a semana, às 20h e, aos finais de semana, às 19h30. A transmissão do evento é da TV Encontro das Águas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =