Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Caprichoso e Garantido se apresentam na 4ª Conferência Nacional de Cultura a emocionam o público

Em Brasília, os bois-bumbás e itens oficiais proporcionaram ao público um espetáculo de imersão no Festival Folclórico de Parintins


Toadas clássicas e atuais dos bois Caprichoso e Garantido em um espetáculo envolvente para instigar, ainda mais, a curiosidade do público de vários cantos do Brasil, pelo Festival Folclórico de Parintins. Esta foi a proposta do espetáculo dos bumbás, na quinta-feira (7), no palco diversidade do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília.

cultura_bois-na-cnc-brasilia_1_divulgacao

Divulgação / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Entre as diversas manifestações artísticas, representando a cultura dos estados brasileiros, como, maracatu, carimbó, capoeira, rap e o hip-hop, a riqueza cultural do Amazonas foi evidenciada pelos bois-bumbás. O gerente de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Denis Carvalho, um dos responsáveis pela direção da atração, disse que o ponto de partida foi a união entre os bois, em seguida, deixar fluir a rivalidade entre eles, para que o público escolhesse o seu boi preferido.

“Então a gente teve o momento dos dois juntos, os bois se apresentando ao som de ‘O Amor está no Ar’, depois, o boi Garantido com a sua icônica contagem e o boi Caprichoso com todo o envolvimento que tem dentro da arena”, explicou Denis que, dividiu a direção do espetáculo, com o levantador oficial de toadas do Caprichoso, Patrick Araújo, o apresentador do Garantido, Israel Paulain e o produtor musical, Pelado Junior.

Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O show foi encerrado, ao som de “Tic, Tic Tac”, toada de 1993, que ficou conhecida mundialmente pela voz de Zezinho Corrêa. O público participou e interagiu, mostrando identidade com a cultura popular amazonense.

“Eu jurava que estava em Parintins, ou em Manaus. Eu estava em Brasília, foi um espetáculo muito importante. Trazer a apresentação dos Bois de Parintins, o nosso festival para essa conferência. Representar a nossa cultura é uma honra, muito orgulho representar o que eu mais amo, que é o nosso festival de Parintins”, afirmou Marciele Albuquerque, a cunhã-poranga do Caprichoso. Além da presença da cunhã e do levantador de toadas, o Touro Negro, ganhou vida com o tripa Alexandre Azevedo.

Para assegurar a imersão do público no festival, o show iniciou com a tradicional contagem regressiva, entoada pelo apresentador do Garantido, Israel Paulain. “Todos os estados brasileiros estavam representados com suas delegações culturais e vibraram, cantaram as nossas toadas como se tivessem dentro do Bumbódromo. Merecemos esse reconhecimento do Brasil e isso está acontecendo de forma avassaladora, resultado da perseverança, da resistência de todos nós”, se emocionou Israel. O Boi da Baixa, também levou a porta-estandarte, Lívia Christina e o tripa Batista Silva.

Em um dos momentos, um cortejo formado pelos dois bois-bumbás e itens oficiais, cortou o salão, interagindo com o público. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o show foi um dos eventos mais prestigiados da noite, reunindo centenas de pessoas. “Certamente isso mostra a força da cultura do Amazonas. Aproveito ainda para parabenizar toda a delegação do Estado do Amazonas que está fazendo um trabalho extraordinário de articulação na busca da aprovação de propostas importantes para o Amazonas dentro do Plano Nacional de Cultura”, concluiu o secretário.

A 4ª Conferência Nacional de Cultura se encerra nesta sexta-feira (8), com a votação das propostas que serão inseridas no Plano Nacional de Cultura.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + dezoito =