Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Cantores da nova geração do boi-bumbá se destacam

Eles vêm se destacando, como Patrick Araújo, Paulo Gomes, conquistando o público, levando inovação para os palcos e prometem surpreender na arena


Quando se fala em boi-bumbá, automaticamente se pensa em alguns nomes como: Arlindo Jr, Klinger Araújo, David Assayag, Israel Paulain, Paulinho Faria, Sebastião Jr, Canto da Mata, Zezinho Corrêa. Mas o boi-bumbá vai além desses nomes consagrados. Porém, uma nova geração de cantores vêm se destacando, entre os quais, Patrick Araújo, Arlindo Neto, Alciro Neto, Klinger Jr, Grupo Curumins da Baixa, A Toada, Gabriel Tavares, Diego Brelaz, Paula Gomes e  Victtor Schaefer.

Patrick Araújo (Foto: Divulgação Assessoria)

Nascido em Juriti município do Pará, Patrick Araújo se revelou como promessa musical, para o ritmo do boi-bumbá e, atualmente, é item oficial: Levantador de Toadas do Bumbá Caprichoso. O jovem talento cresceu numa família de músicos e sempre sonhou em ser cantor, tendo como referências vários talentos regionais e nacionais. Começou a cantar desde criança e viu que o sonho poderia ser uma realidade, foi levantador de toadas oficial do Boi Corre-Campo de Nova Olinda, participou de diversos festivais é Produtor Musical e Compositor.

Divulgação Assessoria

Patrick revelou que seu primeiro contato com o boi-bumbá foi com o boi Caprichoso, em 2016, tocando bateria na Banda Oficial do Bumbá e, no mês de janeiro de 2017, ele cantou pela primeira vez em Parintins, vestindo as cores do Caprichoso. Aos 17 anos de idade assistiu o Festival Folclórico de Parintins ao vivo.

“Estou muito feliz e dedicado em representar a voz do Boi-Caprichoso e de fazer parte dessa nova geração bovina.  Quando fui escolhido como item oficial, fiquei muito emocionado e estou aproveitando cada momento. Quero deixar um recado para nação azulada: estou focado para entregar o meu melhor no Festival Folclórico de Parintins e deixarei um novo legado para as próximas gerações” comentou Patrick.

Patrick Araújo realizando um sonho, é item oficial: Levantador de Toadas do Caprichoso (Foto: Divulgação Assessoria)

Araújo afirma que está aplicado em sua carreira musical, com diversos projetos e que, “estar no palco é uma renovação”.  A cada ano o Festival vem crescendo, por isso, o boi-bumbá nunca sai de moda: a toada se reinventa, novos artistas surgem, novas apresentações vão sendo criadas.

Renovação
A cantora Paula Gomes é filha de pai parintinense e de mãe maranhense. Começou a cantar na igreja, quando ainda era criança. Em 2016, a parintinense fez participação na terceira noite de apresentação do Caprichoso no Festival Folclórico, com uma toada que abordava a cultura afrodescendente. Uma carreira em ascensão e que culminou com a memorável apresentação na arena com a toada ‘Meu Deus é Maria’, em 2019. 
Ela comenta que no início da carreira chegou a sofrer com o machismo, preconceito e racismo. Mas não se abateu. Continua persistente em um universo formado, praticamente, por 90% de cantores homens.

Já o Arlindo Neto herdou o nome e o carisma de seu pai o eterno Arlindo Jr. Iniciou de uma forma tímida em 2020 e atualmente realiza um dos melhores shows e faz parte dos levantadores oficiais do Bumbá, a grande surpresa do boi Caprichoso é o jovem Victtor Schaefer que se apresentou no último sábado (19/3),  no curral Zeca Xibelão e foi de uma forma super positiva. É a renovação do boi, não apenas na arena, mas também dos cantores que focam na inovação.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =