Neste domingo (27), foi realizado o Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano 2025 em Madri, na Espanha. E o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, venceu nas categorias de Melhor Direção (Walter Salles), Melhor Atriz (Fernanda Torres), além de se tornar o primeiro longa brasileiro a conquistar a categoria de Melhor Filme, reafirmando a força do cinema brasileiro no cenário internacional. A obra já recebeu nove prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Foto: Divulgação
“A conquista de Ainda Estou Aqui no Prêmios Platino é mais uma vitória para o cinema brasileiro. Seguiremos trabalhando para que mais obras brasileiras possam alcançar o mundo, contando nossas histórias e emocionando plateias”, celebrou Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Outro destaque brasileiro foi a minissérie Senna, que venceu na categoria Melhor Criador de Série, com reconhecimento aos roteiristas e diretores Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patricia Andrade. A série, que narra a trajetória do piloto Ayrton Senna (morto durante o GP de San Marino, no dia 1º de maio de 1994), reforça a qualidade e a potência do audiovisual brasileiro também no formato de séries.
O Brasil concorreu em 11 categorias, um recorde de indicações.
O Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano é uma iniciativa criada em 2014 para celebrar as melhores produções cinematográficas e audiovisuais da Ibero-América, fortalecendo os laços culturais entre os países de língua espanhola e portuguesa.