Estudantes da 1ª e 3ª série do Ensino Médio, do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, no município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), promoveram uma noite de autógrafos das obras produzidas durante o projeto “Oficina de Elaboração de Narrativas de Vida”. A ação é um dos quatro projetos realizados pela escola, que foram aprovados no Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
O projeto consistiu na produção de livretos em brochura, em que os estudantes tiveram o desafio de escrever as histórias deles e produzirem reflexões sobre sua própria existência, sob a ótica de um olhar mais crítico diante da realidade em que se encontram.
O evento que ocorreu na noite de quinta-feira (14) e contou com a presença de membros da escola e familiares dos estudantes, onde os nove livros escritos e produzidos pelos próprios alunos, por meio da oficina de técnicas de produção de livretos, foram distribuídos e autografados por eles.
A professora de Língua Portuguesa, coordenadora do projeto, Denise Meza, ressaltou que ao estimular os estudantes a escreverem histórias baseadas nas narrativas de vida deles, o projeto permite que os alunos se tornem mais ativos em busca de autoconhecimento e exercitem a criatividade ao relatarem as vivências e experiências deles.
“Os estudantes puderam perceber que, qualquer mudança que busquem na vida, dependerá do processo de saber quem são hoje e quem gostariam de ser em um futuro próximo e qual papel gostariam de ocupar na sociedade”, explicou a professora.
A escrita e a produção dos livretos
O projeto contou com a orientação da professora na parte teórica, onde os estudantes aprenderam a como colocar as histórias pessoais deles em forma de narrativa literária, e também na parte prática, onde por meio de oficinas de produção, os alunos aprenderam a como produzir os livros em formato físico.
Com o objetivo de estimular questões como o autoconhecimento, a leitura e a escrita, o projeto também ensinou sobre questões técnicas de diagramação, revisão e impressão de livros.
A aluna, Ana Clara Barros, 15 anos, da 1ª série do Ensino Médio, foi uma das estudantes que participou do projeto. Utilizando a narrativa de “Era uma vez” a estudante escreveu seu livro “Uma jornada acompanhada sempre de um propósito”, em terceira pessoa.
“Eu aprendi com esse projeto que eu tenho capacidade de fazer muita coisa. É um dom escrever e eu gostei demais de tudo que a professora fez. No final, eu dei meu feedback a ela agradecendo pela escolha da nossa turma e por ter sido um projeto tão incrível”, disse a aluna.