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O adulto criativo é a criança que sobreviveu


A pandemia mudou drasticamente a forma como nos relacionamos, trabalhamos, ensinamos e sobretudo, aprendemos. A escola foi forçada a se reinventar às pressas e transitar do analógico para o digital na velocidade luz. Ficou cristalizado para todos, sobretudo pais, professores e gestores, quão atrasados estávamos em relação à educação.

Professores do século 20, utilizando metodologias do século 19, tentando acessar as mentes aceleradas de alunos do século 21. A conta estava por chegar. Educação não é sobre memorizar e repetir conteúdo para passar nos exames e sim sobre desenvolver senso crítico, capacidade de comunicação, aprender a trabalhar de forma colaborativa, e sobretudo, potencializar o pensamento criativo.

(Foto: Divulgação)

Segundo pesquisa realizada pelo Linkedin, o mercado está em busca de profissionais que consigam compatibilizar habilidades socioemocionais com habilidades mais técnicas e que sejam, acima de tudo, criativos para resolver os desafios de um mundo em constante evolução.

O cientista George Land realizou um teste de criatividade com diferentes faixas etárias. De crianças de até 5 anos à adultos maduros e concluiu que 98% dos pequenos eram extremamente criativos, ao passo que apenas 2% dos adultos demostraram usar sua capacidade criativa. Importante destacar que a criatividade não um dom e sim uma habilidade inata que pode e deve ser desenvolvida, além de ser uma ótima ferramenta para solução de problemas.

Picasso estava absolutamente certo quando dizia que todas as crianças nascem artistas. O problema é como continuar a sê-lo quando crescem. Talvez seja por isso que as pessoas dizem que o adulto criativo é a criança que sobreviveu.

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