O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) está presente no 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado em Pirenópolis (GO). A presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, e a diretora-geral, Cynthia Mouta, participam das deliberações e atividades do evento, que teve início na quinta-feira (9) e encerra nesta sexta (10).

Fotos: Secom/TRE-GO
O Coptrel é uma sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da democracia.
A solenidade de abertura reuniu os presidentes das Cortes Eleitorais, entre eles o anfitrião do evento, presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, e o presidente do Coptrel, desembargador Carlos Eduardo Contar, além de autoridades dos Três Poderes da Federação.
A desembargadora Carla Reis, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da Justiça Eleitoral, respeitando as especificidades de cada região.
“O Coptrel é uma oportunidade de trocar experiências e discutir soluções que considerem peculiaridades do Amazonas e de demais regiões do Brasil, garantindo que a Justiça Eleitoral atenda às mais diversas necessidades. Esses encontros fortalecem nosso trabalho, promovem eficiência e transparência e contribuem para serviços mais próximos da população”, afirmou.

Fotos: Secom/TRE-GO
A programação desta sexta-feira inclui reunião dos presidentes dos TREs, na qual serão debatidas pautas institucionais de interesse nacional, com foco no fortalecimento da democracia, na modernização da gestão eleitoral e na promoção da cidadania. Ao final do encontro, que segue durante toda essa sexta-feira, será realizada a leitura e assinatura da Carta de Pirenópolis, documento que visa consolidar as principais diretrizes para atuação conjunta dos TREs no país.
Demais deliberações
No primeiro dia do evento, diretores-gerais e assessores de comunicação dos TREs participaram de debates sobre temas essenciais para o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.
O presidente do Coptrel e dirigente da Corte Eleitoral do Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, conduziram os trabalhos, que abordaram assuntos como a reorganização de cartórios eleitorais, o uso de novas ferramentas de tecnologia da informação e as políticas de acessibilidade.

Fotos: Secom/TRE-GO


















