Obras de Claudio Santoro, Arthur Honegger, Piotr Tchaikovsky e Maurice Ravel fazem parte do repertório de “Introdução e Allegro”, concerto que será apresentado pela Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) nesta terça-feira (20/08), às 20h, no Teatro Amazonas. O evento tem entrada gratuita.
De acordo com o maestro Marcelo de Jesus, que regerá o concerto, o programa inicia e termina com “Introdução e Allegro”, de dois compositores diferentes. “Começamos com a obra de Santoro e terminamos com uma obra homônima de Ravel. Durante o programa passeamos por diversos períodos da música com Honegger e Tchaikovsky, um programa que é a proposta da OCA”, destaca.
Ainda como forma de homenagear o amazonense Claudio Santoro no centenário de sua morte, a OCA incluirá obras do compositor até o fim do ano.
“Após Santoro apresentamos um compositor da mesma época, Honegger, que exige uma maturidade musical e conhecimento artístico profundo da orquestra e dos solistas. Depois dessas obras complexas, chegamos na ‘Elegia’ de Tchaikovsky, do período romântico, uma música para aliviar a alma da plateia”, brinca o maestro.
A obra de Ravel, que termina o programa, será para a harpa, flauta e clarinete, explica Marcelo de Jesus. “Originalmente, a partitura incluía, além dos três solistas, um quarteto de cordas, mas Ravel chegou a permitir essa modificação”, diz o maestro. “É uma música bem diversa, porque a tradição francesa tem características bem particulares nas dinâmicas que exige e na própria forma de execução”, ressalta.
O concerto terá a participação de solistas da Amazonas Filarmônica, com Arley Raiol, na flauta; André Loves, clarinete; Diana Todorova, na harpa; e Hristo Ganev, no corne inglês. “Como sempre na OCA, damos oportunidade e visibilidade aos músicos da casa”, declara Marcelo de Jesus.