O Centro Universitário Fametro reforçou seu papel de destaque na formação médica ao sediar, pela terceira vez consecutiva, a Olimpíada Nacional de Medicina (OMED), uma das maiores competições acadêmicas da área no país.

FOTO: ASCOM (FAMETRO)
Criada pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, a OMED é voltada para estudantes de Medicina de todo o Brasil e tem como objetivo estimular o raciocínio clínico, promover a integração acadêmica e contribuir para a formação médica de excelência. A Fametro atua como polo oficial da olimpíada, oferecendo estrutura e suporte para aplicação das provas em Manaus.
Para a reitora da Fametro, professora Maria do Carmo Seffair, o evento representa mais do que uma competição é um compromisso com a qualidade da educação médica: “Receber mais uma edição da OMED reforça o papel da Fametro como centro de excelência na formação de futuros médicos. Acreditamos que iniciativas como essa ampliam horizontes, desafiam nossos estudantes e promovem conexões com o que há de mais atual no cenário nacional da Medicina.”

FOTO: ASCOM (FAMETRO)
A Direção da V OMED será liderada por equipe da Fametro.
A quinta edição da OMED já tem nova diretoria definida. O evento seguirá sendo sediado em Manaus, no Centro Universitário Fametro, que também ficará responsável pela coordenação nacional. A organização será conduzida por Bárbara Mattjie, diretora do Polo Manaus, com Anna Ellen como diretora regional e Luanna Garcez na direção nacional. A continuidade da sede na capital amazonense reforça a importância da descentralização de grandes eventos acadêmicos e amplia o acesso de estudantes da região Norte à competição.
Segundo Bárbara Mattjie, a competição tem impacto direto na preparação dos estudantes para a carreira médica:
“A olimpíada oferece uma avaliação em nível nacional e permite que os estudantes façam uma autoanálise acadêmica. É uma ferramenta valiosa, inclusive como preparação para provas de residência médica. Nossa missão é fortalecer ainda mais esse evento na região Norte.”

FOTO: ASCOM (FAMETRO)
A diretora também destacou o engajamento da Fametro desde a primeira edição:
“Manaus sempre se destacou entre os polos mais organizados e participativos. Nossa atual equipe conta com 17 integrantes divididos entre logística, finanças e marketing. Acreditamos no trabalho coletivo e queremos transformar a V OMED em uma referência nacional.”
Experiência acadêmica e oportunidades profissionais
A acadêmica Victória Galli, do 4º período de Medicina da Fametro, participou da OMED em 2024 como competidora e agora integra a equipe organizadora de 2025, atuando na área de marketing.
“Foi uma experiência transformadora. Prestar a prova me ajudou a consolidar meus conhecimentos, e agora, na organização, estou desenvolvendo habilidades profissionais e conhecendo estudantes de todo o Brasil. É uma vivência enriquecedora.”
Victória também incentivou os colegas a aproveitarem a oportunidade:
“A V OMED é única na nossa trajetória acadêmica. É um espaço de crescimento pessoal e profissional. Não deixem de participar!”
Inscrições abertas
As inscrições para a 5ª edição da OMED já estão abertas e vão até o dia 11 de agosto. Podem participar estudantes de Medicina de qualquer período, do 1º ao 12º, tanto do ciclo básico quanto do clínico.
A competição será dividida em duas fases: a primeira em duplas ou trios e a segunda de forma individual. Entre os prêmios estão:
- Certificados de participação
- Premiações em dinheiro
- Imersão no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo
Link para inscrição: https://www.even3.com.br/v-omed-polo-manaus-588133/