Manaus sediará, no período de 19 a 21 de novembro, o XI Festival Nacional Nossa Arte, promovido pela Federação Nacional das Apaes. O evento reunirá cerca de 1.100 alunos artistas de 23 delegações de todo o Brasil em apresentações de dança, música e exposições de trabalhos de Artes Visuais, Artes Literárias e Artesanato. Em paralelo, também será realizado o 4º Encontro Nacional de Autodefensores.
O Festival, que está em sua 11° edição, tem como objetivo a inclusão de artistas com deficiência intelectual e múltipla atendidos pela Apae. “O festival é uma forma de tornar o mundo das artes acessível a essas pessoas, o que é importante para o desenvolvimento pessoal por meio do estímulo a aprendizagem”, explica o presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi.
A preparação para o Festival, que acontece a cada três anos, é intensa. Cada delegação realiza seu Festival Estadual Nossa Arte, onde são selecionados os trabalhos. A partir de então os artistas se dedicam para apresentarem o melhor projeto no Festival Nacional. “O resultado é um show de beleza e superação”, conta Turozi.
Programação

Sobre as Apaes
A Apae é considerada o maior movimento social do mundo em sua área de atuação. Em todo o país, mais de 700 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla são assistidas pelas mais de 2.216 Apaes e coirmãs filiadas. A entidade tem o trabalho voltado para a promoção de saúde, inclusão escolar e cultural, além de apoio às famílias das pessoas com deficiência.
Somente no estado do Amazonas são atendidas mensalmente cerca de 10 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O estado conta com 14 Apaes, localizadas nos municípios de Autazes, Borba, Boca do Acre, Manaus, dentre outros.
Período: 19 a 21 de novembro
Local: Studio 5 – Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial I, Manaus – AM
Entrada: Gratuita – Aberta ao público