Encerramento do 63° Festival Folclórico do Amazonas, exibições de filmes, além de espetáculos de dança e teatro fazem parte da agenda nos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) a partir desta sexta-feira (30/08). Confira a programação:
Sexta-feira (30/8)
Finalizando a programação do 11º aniversário do Centro Estadual de Convivência do Idoso , será realizada a tradicional “Tarde Dançante”, com um “Baile Especial”, a partir das 14h, reunindo um repertório exclusivo de boleros e show musical de Goreth Almeida. A entrada é gratuita.
Às 18h, no Largo de São Sebastião, a banda The Stone Ramos realiza um show para o lançamento do CD “Quero ser o Seu Bombom”. Com acesso gratuito, o evento ainda contará com participação especial do rapper Victor Xamã.
Às 19h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, o Coral Adulto do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresenta o evento “Caminho das Águas”. Com o objetivo de refletir sobre a importância da água e a preservação dos rios, foram selecionadas canções para transmitir a sensação de paz, tranquilidade e de nostalgia que as águas representam. A entrada também é gratuita.
A partir das 19h30, a programação do 63º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro continua no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo.
Nesta sexta se apresentam no Festival os grupos Brotinhos de Petrópolis (Quadrilha Tradicional); Cabras do Capitão Silvino (Dança Nordestina); Força Jovem (Ciranda); Jaq na Roça (Quadrilha Tradicional); Tradição da Ciranda (Ciranda); Cangaceiros do Valle Perdido (Dança Nordestina); Binha (Ciranda); Waimiri Atroari (Cacetinho); Café da Redenção (Dança Nacional) e Baniwa (Cacetinho). A entrada é gratuita.
Às 19h, no Teatro Amazonas, acontece a terceira edição do “Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance”, com a apresentação de 15 cenas de linguagens diferentes. O evento é gratuito e tem classificação livre. Todas as atrações são de grupos ou artistas amazonenses.
Sábado (31/8)
Às 18h, o Cineclube de Arte da SEC apresenta quatro obras dos cineastas Erismar Fernandes e Roberto Hades, no Cine Teatro Guarany. A entrada é gratuita.
As obras são: “Quando o Teatro me Encontrou” (2013, classificação livre), “Viagem” (2018, classificação para 10 anos), “A Mesa” (2017, classificação livre) e “Três” (2019, classificação livre), este em estreia na exibição.
Às 19h, a agência Amazônia Real lança o documentário “Kumuã: os especialistas de cura do Alto Rio Negro”, na Casa das Artes. O filme narra a história dos especialistas indígenas do povo Tukano. O documentário tem roteiro e direção do jornalista e antropólogo Fábio Zuker. Assina a fotografia e as imagens o fotojornalista Alberto César Araújo. A entrada é gratuita.
Às 19h30, no Teatro da Instalação, a Pajé Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Mithus”, com entrada gratuita. De acordo com o grupo, o “Mithus” realiza uma viagem pelo reino das fantasias mitológicas. A corajosa Psiquê (esposa/amante) luta para executar as “impossíveis” tarefas impostas por Afrodite (sogra/rival). Após os obstáculos enfrentados, Psiquê transforma-se em deusa e habita o Olimpo. A classificação é livre.
Às 19h, o Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro chega ao último dia com as apresentações dos grupos Sonho de Cirandeiro (Ciranda); Cangaceiros de Aparício (Dança Nordestina); Brotinhos do Coroado (Ciranda); Diva na Roça (Quadrilha Tradicional); Visconde (Ciranda); Carinhoso (Bumbá Master B) e Brilhante (Bumbá Master B).
Às 20h, o grupo Ballet Álvaro Gonçalves apresenta o espetáculo “Trilhar”, no Teatro Amazonas. O espetáculo reúne montagens inspiradoras com uma nova roupagem, ao som de obras musicais emocionantes. A entrada para plateias e frisas custa R$ 80, e para os demais pavimentos, R$ 40. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas.
Domingo (1º/9)
Às 11h, no Teatro Amazonas, o Corpo de Dança do Amazonas realiza uma apresentação para toda a família com o espetáculo “Carnaval dos Animais”, baseado na obra de Camille Saint-Saëns. A coreografia de Adriana Goes foi inspirada pela sonoridade inocente e infantil. A dança contemporânea, os elementos do cartoon e a caricatura dão a tônica das cenas, nas quais a coreógrafa retrata indivíduos em situações que se assemelham a animais de outras espécies. A entrada é gratuita.
Às 19h, o Centro Cultural Palácio Rio Negro, será realizado um concerto de abertura para a sexta edição do Festival Internacional de Música de Câmara de Manaus. O evento será apresentado por grupos locais inscritos na programação. A entrada é gratuita.
Às 19h, fechando a programação, o Balé Folclórico do Amazonas realiza mais uma apresentação de “A Dança do Sol”, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas. O espetáculo é inspirado na pesquisa do escritor Mario Ypiranga Monteiro sobre adoração ao sol dos índios arara. A classificação é livre.