O governador do Amazonas em exercício, Carlos Almeida Filho, lançou, na noite desta terça-feira (05/11), Dia Nacional da Cultura, um pacote de ações culturais que inclui o Sistema Estadual de Cultura e projetos que buscam promover a valorização do artista amazonense e o desenvolvimento das potencialidades culturais dos municípios do interior.
Durante a solenidade, realizada no hall de entrada do Teatro do Amazonas, Carlos Almeida também assinou um termo de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a TV Encontro das Águas, para divulgação de material audiovisual independente produzido na Amazônia e exibição de videoaulas.
O governador em exercício destacou o papel da cultura como atividade econômica. “Na reforma administrativa recentemente empreendida, a Secretaria de Cultura se tornou Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o que tem todo um significado. O cerne do governo Wilson Lima é fazer com que os eventos culturais também possam ser o motor da própria economia”, frisou Carlos Almeida.
Diretrizes
Ele ressaltou, ainda, que as ações e projetos culturais em 2020 serão desenvolvidos conforme as diretrizes do Sistema Estadual de Cultura. “O lançamento desse sistema, inclusive com a estruturação de toda a cadeia que envolva a cultura já está sendo organizado, para um desenvolvimento mais contundente a partir do ano que vem, com a reforma do Conselho (de Cultura), o funcionamento de políticas de inclusão e também com a colaboração da sociedade”, afirmou o governador em exercício.
Melhorias
O Sistema Estadual de Cultura inclui, entre outros mecanismos, o Conselho Estadual de Cultura, o Fundo Estadual de Cultura, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o Plano Estadual de Cultura. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, avalia que a ativação do sistema garante o alinhamento do Amazonas à política pública nacional para o segmento.