Produções de várias partes do Brasil foram selecionadas para compor a programação do X Festival Mova-se de Dança. Evento assinado pelo Casarão de Ideias, que acontece no período de 19 a 22 de setembro, com apresentações no Largo de São Sebastião, Casarão de Ideias e Teatro Amazonas.
Ao todo foram 75 inscrições de artistas solos e grupos em diferentes categorias que participaram do certame. Para a programação, foram selecionados 12 trabalhos, divididos nas categorias “Espetáculos”, “Mostra Universitária” e “Intervenção Urbana”.
Na categoria “Espetáculos”, forma selecionados “Noite Iluminada”, da Cia. Junco (ES); “A Margem”, de Thiago Oliveira (RJ); “Ikuani”, da Cia. Guaratuja de Artes Cênicas (AC); “A Última Luz que Vi”, da Gandhicats Project (AM); “Frango”, da Cia. Errante e Parabach (DF), da Paracuru Cia. de Dança (CE).
Para compor a “Mostra Universitária”, os escolhidos são: “Reptile”, de Thiago Nunes (RJ); “Asperger”, realizada por Leticia Teixeira e Leticia Silva (AM) e “Krebs”, construída por Debora Júdice e Rebeca Carvalho (AM).
Enquanto quatro grupos compõem a programação na categoria “Intervenção Urbana”, sendo três amazonenses “Enlugar”, do Enlugar Arte e Movimento; “Jamais Fomos Modernos”, da Panorando Produções e “Koyaanisqatsi: Uma Vida Fora do Equilibrio”, da bailarina Greyce Carla. Enquanto o grupo paulista Cia o clã de Dança apresentará “Morte e Vida (Ainda) Mais Severina”.