A Casa Criativa Vila Vagalume realizará, nesse fim de semana (5/12 e 6/12), a primeira fase da Ocupação HIP HOP, com a intervenção artística de nomes conhecidos das artes visuais da Manaus, do grafitti e do lambe. O evento, que conta com o apoio do Governo Federal e da Prefeitura de Manaus, tem acesso gratuito e início às 17h até 22h, funcionará com 50% da capacidade de público, seguindo todos os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19.

(Foto: Hudson Neris)
Contemplado pelo edital municipal Conexões Culturais 2020, da Lei Aldir Blanc, o projeto foi idealizado com o intuito de promover uma ocupação artística da cultura hip-hop em suas diversas manifestações culturais como grafitti, colagem de lambe-lambes e apresentações de rappers, apresentando a perspectiva da arte urbana como agente transformador de uma comunidade, rompendo com o estereótipo de vândalos que recai sobre grafiteiros, pichadores, MCs, B-boys e B-girls.
Além disso, os muros e paredes da Casa Criativa Vila Vagalume serão preenchidos com cores, imagens, muralismos e lambes, valorizando cada artista convidado e sua obra. Também, dessa ocupação cultural, serão gerados registros audiovisuais, a ser disponibilizado nas mídias sociais da Vila Vagalume, como mais uma atividade cultural realizada em Manaus.
A ocupação terá a intervenção de 26 artistas visuais. Para esta primeira fase, participarão os artistas Bisteca, Toge, Denis, Domis, Freak, Kerol, Kina, M4fel, Medusa, Megart e Rosie.

(Foto: Vivian Oliveira)
A fachada do espaço ficará por conta da artista Deborah Erê, artista visual e professora de Artes, que mora em Manaus. Erê faz parte de equipe de mulheres do HIP HOP Golden Girls Crew, Todas São Manas e Pussy Caps Krew. Atuante desde 2010 como designer, artista gráfica e ilustradora, é fundadora dos coletivos Espaço Marciana, Mãe da Rua e Casa da Sereia.
Além dos artistas visuais, a ocupação terá apresentações musicais de artistas do movimento HIP HOP. Para saber mais sobre a programação: @vilavagalume80