Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Fora do picadeiro, artistas se reinventam e levam alegria nos bairros de Manaus

O projeto conta com bailarinos, acrobatas e a participação de artista que compõe o Casting do “Cirque du Soleil”


Nos dias 21 a 23 e 25 a 27 de dezembro, às 19h, com duração de 40/50 min, em seis (06) zonas da capital amazonense (Zonas leste, norte, centro-sul, sul, oeste e centro-oeste), acontecerá a apresentação do “O Espetacular Busão da Alegria”. Idealizado por Leandro Xavier, a iniciativa do projeto surgiu de uma percepção de que zonas descentralizadas de Manaus, têm acesso reduzido ao entretenimento e para suprir esta necessidade, o artista montou uma intervenção itinerante que levasse ações de circo, palhaçaria e música para essas regiões.

“A palavra “espetacular” representa os espetáculos de circo e o “busão” traz um pouco do cotidiano enfrentado com alegria. Através do “O Espetacular Busão da Alegria” vamos contribuir com o processo de difusão da linguagem do circo por Manaus e alcançar novas plateias”, enfatiza o artista Leandro Xavier.

(Foto: Divulgação)

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma nova realidade às atividades culturais, as quais foram adaptadas em cumprimento do que foi estabelecido pelos protocolos dos órgãos sanitários, como distanciamento social e aglomeração. Leandro Xavier comenta sobre sua experiência neste período.

“O ano de 2020 foi um ano de muito luto devido à crise causada pela covid-19. Esse cenário fez a classe artística se reinventar, se atualizar, além de pensar em novas propostas, adequando-se ao novo momento, o mundo virtual. Leis como Aldir Blanc, entre outras iniciativas, foi fundamental por recolocar o artista de volta no cenário cultural, gerando renda e emprego”, observa o artista.

(Foto: Divulgação)

O projeto “O espetacular Busão da Alegria” conta com apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc. Durante a pandemia, Leandro Xavier foi contemplado pelo edital #ficanaredemaninho da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas, com o número, “Multivers”. Também realizou uma produção inédita “Mundo Louco” contemplado pelo edital da FUNARTE, “Respirarte”. Além da Produção independente do Documentário “Circo com destino: Manaus”.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 5 =