Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Com mais de 172 mil vagas em cursos do Cetam, Amazonas amplia qualificação em 2021

Capacitação profissional possibilitou inserção no mercado de trabalho de alunos do Centro de Educação Tecnológica


O Governo do Amazonas, por meio do Centro Estadual de Educação Tecnológica (Cetam), está prestes a encerrar a oferta de cursos, neste ano, com um saldo para lá de positivo. Ainda em plena pandemia, a instituição conseguiu oferecer, de janeiro a outubro de 2021, exatas 172.454 vagas. Elas foram divididas em cursos de qualificação profissional e de Ensino a Distância (EaD), voltadas a alunos da capital e dos 61 municípios amazonenses.

Como resultado dos esforços do governo Wilson Lima em prol da qualificação da mão de obra para o mercado de trabalho, o Cetam implantou o ensino remoto e pôde realizar todas as aulas previstas. No início deste ano, lançou o “Guia Metodológico para o Ensino Remoto”, que norteou a aplicação do conteúdo para alunos de Manaus e do interior.

(Foto: Roberto Carlos/Secom)

As medidas não impediram que o Estado avançasse na educação profissional mesmo diante de grandes períodos de restrição de circulação, como parte das ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Com a redução de casos e internações e zero mortes pela doença em vários dias, o Cetam comemora o sucesso de alunos que concluíram seus cursos, conseguiram inserção no mercado de trabalho ou estão empreendendo.

Vagas para 2022 

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, para 2022 o Cetam prevê um crescimento de 45% na oferta de cursos, na capital e interior do Amazonas. Se em 2021 foram oferecidas 172.454 vagas, no próximo ano a expectativa é ofertar 150 mil vagas até junho e fechar o ano com 250 mil.

“O Cetam cumpre a determinação do governador Wilson Lima de ampliar a oferta de cursos profissionalizantes em todo o Amazonas e, assim, gerar emprego e renda no estado”, frisa José Augusto.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 11 =