Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Amazonas alcança terceiro lugar em índice que avalia transparência de dados sobre Covid-19

Ranking da Open Knowledge Brasil considerou dados divulgados entre 10 e 14 de agosto


O Amazonas passou a ocupar o terceiro lugar no Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que avalia o desempenho dos estados na divulgação de informações e dados sobre a pandemia do novo coronavírus. No Boletim da OKBR divulgado nesta quinta-feira (19/08), o Amazonas obteve destaque ao elevar a pontuação de 72 para 91 pontos, alcançando o nível classificado como alto e chegando ao terceiro lugar, atrás apenas do Espírito Santo e de Minas Gerais.

(Foto: Divulgação/Secom)

Na avaliação anterior o Amazonas estava em 11° lugar. O estado subiu 19 pontos na análise feita entre 10 e 14 de agosto e alcançou a terceira posição, firmando-se como o mais transparente da região Norte.

A avaliação é feita com base em informações disponíveis nos sites oficiais e nas redes sociais dos estados e secretarias de Saúde, além da divulgação de releases distribuídos à imprensa. O levantamento completo e os boletins anteriores podem ser acessados no site www.transparenciacovid19.ok.org.br.

Os dados da Covid-19 no Amazonas estão disponíveis no site; além dos portais da Secretaria de Estado de Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto.

Ranking 

O Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) da OKBR foi lançado em 3 de abril de 2020 e, até junho, avaliou semanalmente estados e Governo Federal. Em sua segunda fase, a partir de julho, o ITC-19 passou a monitorar o dobro de indicadores com periodicidade quinzenal, além de incluir as capitais na avaliação.

Nesta terceira versão, o ITC-19 passa a incluir dados sobre a vacinação. Com base nas dimensões Conteúdo, Granularidade e Formato, o Índice chega a 36 critérios de avaliação. As rodadas passarão a ser mensais e os resultados de União e estados e os das prefeituras serão publicados de forma intercalada.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =