Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Governos Federal e Estadual inauguram ala indígena para tratar Covid-19

O espaço, montado no Hospital Nilton Lins, oferece 53 leitos exclusivos para indígenas


Foi instalada, nesta terça-feira (26/05), a ala hospitalar para tratamento de pacientes indígenas com o novo coronavírus. O espaço foi montado no Hospital de Combate à Covid-19, na Nilton Lins, que oferecerá 53 leitos exclusivos para indígenas e atendimento humanizado de acordo com cada etnia. O espaço foi uma ação conjunta dos governos Federal e Estadual do Amazonas. “O Estado do Amazonas tem a maior população indígena do país, e a montagem dessa ala ajuda a atender essas populações tradicionais estão sofrendo com a Covid-19. Esse é um trabalho que faz parte parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, que tem uma parcela significativa na montagem dessa estrutura”, afirmou o governador do Amazonas.

Redes nos apartamentos para conforto dos indígenas

Para abrir os leitos, o Governo Federal enviou 20 respiradores para o Hospital de Combate, administrado pelo Estado. Durante visita à ala, o ministro interino Eduardo Pazuello falou sobre a inauguração. “Acredito que isso vai ser um marco na virada do combate à Covid-19. O espaço é reservado, capacidade de atendimento, e é importante nessa etapa em que a capital já cumpriu sua missão e agora temos que apoiar o interior. Vamos ter capacidade de receber o pessoal do interior, que em sua maioria é indígena, no local preparado para eles, na sua cultura, na sua essência de povo indígena”, disse o ministro interino.

Regulação

A ala indígena do Hospital de Combate à Covid-19 disponibilizará 33 leitos clínicos e 20 de alta complexidade. Com isso, a unidade de referência para o novo coronavírus, inaugurada no dia 18 de abril, passa a contar com 148 leitos no total. A técnica de enfermagem Vanda Ortega, da etnia witoto, conheceu as instalações e destacou a importância da iniciativa. “A gente está na expectativa de que consiga se atender esse indígena da melhor forma possível para minimizar os impactos do Covid-19 na vida dos nossos povos”, afirmou.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − cinco =