Os atletas que vão participar das provas de triatlo dos Jogos Olímpicos de Paris não poderão fazer o treino de adaptação do local de competição da parte nadada: o rio Sena. E o motivo é a má qualidade da água.
A decisão foi anunciada na manhã deste domingo (28), após dois dias de chuvas leves, porém constantes, em Paris. A água que cai do céu costuma “lavar” as ruas da cidade e levar sujeira até o rio, que só recentemente foi liberado para banho.
Mas, exatamente neste domingo, estava previsa a chamada “familiarização” do triatlo masculino, um treino para dar aos atletas um primeiro e único contato com o local de competição antes da prova em si, que vai acontecer na terça (30).
A prefeitura local e a federação internacional de triatlo (World Triathlon) estão confiantes de que a situação vai melhorar nas próximas 48h, uma vez que já parou de chover em Paris. Isso permitiria ao triatlo ter as três “pernas” tradicionais: natação, ciclismo e corrida. Não é incomum que uma delas seja cancelada, e a prova se transforme em duatlo.
O treino de reconhecimento das mulheres está previsto para a segunda-feira (29), com a prova acontecendo na quarta. O Sena ainda receberá o revezamento do triatlo, na semana seguinte, e as provas de águas aquáticas. Isso se o plano não mudar.