Manaus,
×
Manaus,

Cultura

“Alegria do Beiradão”: álbum infantil celebra ritmos amazônicos

Projeto reúne dez faixas inéditas inspiradas em Boi-Bumbá, Carimbó, Ciranda e Beiradão, reforçando a representatividade amazônica na música infantil


A música regional amazônica ganha um novo espaço no universo infantil com o lançamento de “Alegria do Beiradão”, álbum autoral que celebra a fauna, a flora e as tradições do Norte do Brasil por meio de ritmos como Boi-bumbá, Carimbó, Ciranda e Beiradão.

img-20251205-wa0005

Fotos: Matheus Sarmento

Idealizado pelo artista amazonense Doreto, o projeto será apresentado ao público no dia 8 de dezembro (segunda-feira), às 18h30, no Centro de Convivência da Família – CCF Galo da Serra I, em Presidente Figueiredo, acompanhado do lançamento de um videoclipe 2D.

Com foco na identidade amazônica e na formação cultural das novas gerações, o álbum propõe apresentar às crianças um repertório que une musicalidade regional, educação ambiental, inclusão e valorização das raízes locais.

A iniciativa será desenvolvida em duas etapas: a produção do álbum digital, composto por dez faixas inéditas, incluindo participação da cantora Dandara Aguiar e o show de lançamento no CCF Galo da Serra I, com ações inclusivas destinadas ao público PCD. Disponibilizado exclusivamente em plataformas de streaming (Spotify, Deezer, iTunes, Amazon, entre outras), o projeto tem a meta de alcançar 100 mil ouvintes, ampliando a presença da cultura amazônica no cenário musical infantil. O videoclipe em 2D será lançado no canal oficial Rios Coloridos no YouTube. Para assistir, basta acessar o link: https://youtube.com/@rioscoloridos?si=bxVvA85yoYZqNwXS

 

Como contrapartida social, “Alegria do Beiradão” realizará apresentações nas escolas Deisy Lammel Hendges e Roxana Pereira Bonessi, na Zona Rural de Presidente Figueiredo. As atividades irão promover música, cultura, território e educação ambiental para crianças de 4 a 12 anos, público prioritário do projeto.

Doreto destaca que a proposta nasce da necessidade de fortalecer a representatividade amazônica em produções voltadas para a infância.

“Diferente de projetos midiáticos nacionais amplamente difundidos, como ‘Mundo Bita’, ‘Galinha Pintadinha’ e ‘Bolofofos’, que quase não representam a diversidade amazônica, ‘Alegria do Beiradão’ se destaca pela autenticidade e pela imersão real na vida, nos contextos e nas ancestralidades da região. Além disso, incorpora práticas sustentáveis, com o uso de materiais recicláveis e conteúdos que incentivam a preservação ambiental.”, observa o artista.

“Este projeto foi contemplado no EDITAL N° 06/2024 – Fomento à Execução de Ações Culturais de Música- PNAB do Amazonas”.

Os artistas

A parceria entre esses dois artistas, ambos profundamente enraizados nos ritmos nortistas, representa mais do que um encontro musical, é a convergência de duas trajetórias que carregam a pulsação da floresta, das águas e das tradições populares. Com repertórios que transitam entre o carimbó, o boi-bumbá, o brega, o beiradão e outras sonoridades amazônicas, eles unem forças para fortalecer a cultura regional, ampliar sua representatividade e levar ao público uma experiência sonora que reafirma a potência artística do Norte do Brasil.

 

Fotos: Matheus Sarmento

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + vinte =