Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Palácio da Justiça recebe exposição japonesa de esculturas em miniatura

Com entrada gratuita, a exposição reúne 63 esculturas em miniatura, produzidas por 41 artesãos e 4 artistas contemporâneos do Japão


A arte tradicional japonesa ganha nova dimensão na exposição “Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira”, que integra as comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil. A mostra será aberta ao público neste sábado (11) no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus. Com entrada gratuita, a exposição segue até 3 de novembro, com visitação de segunda a sábado, das 9h às 15h, exceto às terças-feiras, quando o local permanece fechado.

img-20251010-wa0020

Foto: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A realização é do Consulado-Geral do Japão em Manaus e da Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e artístico entre Japão e Brasil.

A exposição apresenta 63 esculturas em miniatura, produzidas por 41 artesãos e 4 artistas contemporâneos do Japão. As obras representam a tradição dos netsuke, pequenas esculturas feitas à mão que surgiram durante a Era Edo (1603–1868). Embora delicadas e artísticas, essas peças tinham originalmente uma função prática: eram usadas como fechos ou contrapesos nos quimonos tradicionais, unindo arte e utilidade no vestuário japonês.

A mostra convida o público a apreciar tanto a técnica minuciosa dos artesãos quanto a criatividade dos artistas contemporâneos. Algumas peças, esculpidas em madeira, estarão disponíveis para toque, proporcionando uma experiência sensorial e interativa aos visitantes.

Após passar por capitais como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belém, a exposição chega a Manaus com excelente recepção em todo o país, encantando públicos de diferentes idades e formações culturais.

A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (10), às 19h, no hall do Centro Cultural Palácio da Justiça. O evento será restrito a convidados e contará com a presença de autoridades locais, representantes do Consulado-Geral do Japão e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além de membros da comunidade japonesa em Manaus.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 7 =