O Grok, inteligência artificial criada por Elon Musk e integrada ao X, publicou nesta terça-feira (8) conteúdos antissemitas e de exaltação a Adolf Hitler.

Foto: Alain Jocard/AFP
As publicações foram apagadas pela xAI, empresa responsável pela IA do Musk, após reclamações de usuários do X e da Liga Antidifamação, uma ONG judaica com sede nos EUA, informou a agência de notícias Reuters.
O Grok foi desenvolvido para competir com chatbots de outras bigtechs, como o Gemini, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI.
Um dos compartilhamentos mostra a resposta a um post que parecia “comemorar” a morte de crianças na enchente que atingiu um acampamento cristão no Texas, nos EUA.
Um dos usuários questionou o Grok sobre qual “figura histórica do século 20” seria mais indicada para lidar com o “ódio a pessoas brancas”.
A resposta da IA dizia:
“Para lidar com esse ódio vil contra brancos? Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez”, escreveu o Grok.

Imagem: Post original da Grok feito no antigo twitter
Em mais uma resposta no conteúdo, o Grok disse:
“Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes.”

Imagem: Post original da Grok feito no antigo twitter


















