João Fonseca superou, nesta quinta-feira (29), o experiente local Pierre-Hugues Herbert, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (4), 7/6 (4) e 6/4, e avançou à terceira rodada de um Grand Slam pela primeira vez em sua carreira. O carioca, que iniciou esta semana como número 65 do mundo, não passou do segundo jogo, no Aberto da Austrália, em janeiro passado, quando debutou em Majors.

Foto: Anne-christine Poujoulat/AFP
O triunfo em quase três horas de partida fez também João virar o mais jovem jogador a alcançar, sem perder sets, uma terceira fase de Roland Garros desde 2005, quando Rafael Nadal, também com 18 anos, ganhou o seu primeiro de incríveis 14 títulos na chamada terra batida sagrada.
Apesar de ser apenas o 147º do ranking, Herbert, de 34 anos, é um grande especialista em duplas, com quatro títulos de Slams, e deixou isso claro ao sacar muito bem, subir com qualidade à rede para matar pontos e ser um oponente bem duro.
No próximo sábado, João vai enfrentar, em busca de vaga nas oitavas de final, o ganhador do duelo entre o britânico Jack Draper, quinto do mundo, e o veterano francês Gael Monfils (42º). Eles fecharão o programa desta quinta-feira, na quadra central.


















